Fitness

Médica sugere dança para quem não gosta de musculação; entenda

A atividade também é eficaz na prevenção de doenças que afetam a respiração

Evita a musculação - Shutterstock

Você é mais uma pessoa que não se encontrou dentro da musculação e não sabe o que fazer para manter-se ativo fisicamente? Calma que para tudo há um jeito, ou seja, a otorrinolaringologista do Hospital Paulista Dra. Cristiane Passos indicou a dança para quem evita a musculação.

O porquê da dança para quem evita a musculação

“A prática regular de dança auxilia na prevenção e no tratamento de crises respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Isso porque ela atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório”, falou.

A especialista destacou dentro desses fatores o controle de peso, melhora da qualidade do sono e aumento da força dos músculos envolvidos na respiração. “Especialmente em casos de alergias respiratórias, há inúmeros trabalhos, que evidenciam a diminuição progressiva do desconforto e das manifestações alérgicas à medida em que os pacientes aumentam sua resistência física e tolerância aos exercícios”, disse Cristiane.

Mais do que recomendar, ou seja, é preciso estimular as pessoas a exercitarem o corpo por meio da dança. “A atividade física regular é sem dúvida uma das principais formas de manter a saúde em dia. Por isso, escolhemos a dança como temática da ação deste ano, que é a mais perfeita expressão da palavra saúde”, observa o Dr. Braz Nicodemo, diretor presidente do Hospital Paulista.

Número, pesquisa e palavra do especialista

A pesquisa recente do Ministério da Saúde alegou que 11% dos paulistanos fazem exercícios físicos regulares. Os homens são os que mais resistem com apenas 8,16% deles que praticam com regularidade. Entre as mulheres, esse percentual é superior a 13%, o que indica a necessidade de ampliar esse contingente independentemente do gênero.

Pesquisas da Harvard Medical School também revelaram que o exercício regular pode melhorar em 20% a 30% a capacidade de concentração e memória em adultos e idosos.

O importante é que cada pessoa encontre no esporte uma forma de viabilizar o bem-estar do corpo e da mente”, concluiu o gerente técnico da Companhia Athletica da Cia Athletica Cacá Ferreira.

Você também vai gostar

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Saúde

Treinar no clima frio pode ser perigoso por conta do enrijecimento muscular. Realizar aquecimento frequentemente diminui risco de lesões

Sair da versão mobile