Exagerou durante as festas? 7 Dicas para acabar com o inchaço

Nutricionista revela como alguns alimentos conseguem reverter os efeitos do fim de ano

exagerou durante as festas
Sabemos que você exagerou durante as festas / Foto: Shutterstock

Você exagerou durante as festas? O ano de 2021, assim como 2020, foi difícil e exigiu muita resiliência das pessoas. Para alguns, foi o momento de recomeçar, após tantos meses de reclusão e incertezas impostas pela pandemia de Covid-19. Afinal, é inegável que o avanço da vacinação no Brasil reforçou nossas esperanças de superar o coronavírus.

Por esse motivo, o final de ano, com certeza, teve um sabor especial. O problema é que, a animação e a alegria, muitas vezes, se transformam em excessos. E se você exagerou durante as festas, está tudo bem. Passar do ponto durante as celebrações é comum. Mas, se bateu um cansaço dessa sensação de ressaca, saiba que reverter o quadro não é tão difícil assim.

Pelo menos ´´e o que acredita a nutricionista Paula Castilho, que separou algumas (boas) dicas alimentares para você acabar com o inchaço após as festas. Se você exagerou durante as festas, é melhor conferir:

1. Procure alimentos ricos em potássio. Eles ajudam a desinchar e regular o sódio no organismo. Temos banana, batata, tomate, manga, entre outros.

2. Aposte nos diuréticos naturais: melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são diuréticos naturais. O que significa? Bem, eles ativam os rins, eliminando líquidos do organismo e aumentando, dessa maneira, a diurese.

3. Coma fibras. Elas estão presentes em grandes quantidades em alimentos como aveia, granola, ameixa seca e uva. Previnem a prisão de ventre e ajudam no funcionamento do intestino, o que também é importante para esse período onde consumimos mais comida que o normal.

4. Inclua folhas escuras. As saladas são aliadas da perda de peso até nesse caso. Em especial, as que contém folhas verde-escuras, pois elas ativam a circulação e ajudam a acelerar o metabolismo.

5. Alho é um bom aliado. Ele possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços, além de diminuir a pressão arterial.

6. A salsa não fica atrás. Ela é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados, atuando também como diurético. Algumas pessoas preferem consumi-la na forma de chá.

7. O QUE EVITAR? Nem todos vegetais são seus amigos quando falamos de inchaço. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce por exemplo, fermentam e provocam gases, portanto podem ser evitados. Também vale reforçar que refrigerantes e embutidos são ricos em sódio e são alguns dos causadores de inchaços: consuma-os com moderação.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você