Desinchando o corpo: 10 alimentos que combatem a retenção hídrica

Nem sempre aqueles quilos a mais estão relacionados à gordura. Muitas vezes são apenas líquidos. Saiba remover o excesso

desinchando o corpo
Desinchando o corpo / Foto: Shutterstock

Desinchando o corpo com comida. Sabemos que muitas pessoas podem pensar que isso não é real. Afinal, quando nos sentimos inchados, a defesa natural é evitar a ingestão de líquidos e alimentos, para ver se o organismo volta ao normal. No entanto, isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.

A resposta fisiológica, geralmente, é ser mais complexa do que se imagina. Quando o corpo detecta a falta de ingestão de algum nutriente – ou de vários –, costuma montar uma espécie de racionamento para o estoque interno. Tudo para não deixar que aquela determinada substância acabe.

Sendo assim, se você para de comer drasticamente, ele vai tentar guardar o máximo possível de gordura, reduzindo o metabolismo. Com a escassez de água é a mesma coisa, só que em vez de engordar, você retém líquido.

Por isso, além de consumir quantidades satisfatórias de água, também é fundamental ingerir alimentos que hidratam o corpo. Muitas vezes, aqueles quilinhos a mais na balança não são culpa do excesso de gordura. Não é raro encontrar pessoas com percentual lipídico dentro do aceitável, que estão com um certo sobrepeso devido à retenção hídrica.

Para evitar que isso ocorra, a nutróloga Letícia Fontes separou, primeiro, alguns tipos de alimentos que não podem estar na sua dieta. Confira:

  • Bebidas gaseificadas: elas possuem pH muito ácido;
  • Bebidas enlatadas ou em caixinhas: contêm excesso de conservantes;
  • Alimentos com excesso de sal refinado (sódio): embutidos, biscoitos, temperos prontos, sopa/macarrão instantâneo, molho pronto;
  • Alimentos com corantes artificiais: balas, gelatinas e refrigerantes.

Desinchando o corpo

Agora, se você já abusou desses alimentos e está com aquela incômoda sensação de inchaço, mantenha a calma. Nada está perdido. Letícia também listou os 10 melhores alimentos para combater a retenção hídrica:

  1. Água de coco
  2. Chá de cavalinha
  3. Chá de hibisco
  4. Chá verde
  5. Chá de quebra-pedra
  6. Pepino
  7. Agrião
  8. Salsão
  9. Melão
  10. Melancia

Desinchando o corpo com comida, você garante uma alimentação segura e saudável. Fica longe de produtos químicos e diuréticos sintéticos, que podem ser agressivos para o organismo e causar prejuízos irreversíveis.

Por fim, a nutricionista também recomenda a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia, e a prática regular de atividades físicas. Ou seja, tudo faz parte do bom e velho estilo de vida saudável. Onde é possível emagrecer sem sofrimento, ganhar massa muscular gradativamente e ser feliz, sem maiores privações.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você