Fazer exercícios para ganho de massa muscular é algo que grande parte dos praticantes de musculação buscam. Afinal, é na academia que se constrói um físico musculoso e definido. Mas será que o seu treinamento está correto? Quais movimentos você costuma realizar? O professor de educação física da Companhia Athletica Bruno Freitas vai te ajudar a descobrir.
Como estruturar o treino corretamente
“A rotina semanal faz toda diferença. Falamos de dar o estímulo da forma certa, sem exageros para evitar lesões articulares e com o peso adequado, na velocidade certa para estimular o músculo de forma intensa. E que realmente estimule mudança no tamanho do músculo. Cuidado com o que faz, mas não perca tempo fazendo o errado de forma errada! Treine certo que tudo dará certo!”, enfatiza o profissional.
Exercícios para ganho de massa muscular
1. Massa muscular em única área específica
“Pensemos inicialmente no bíceps dos braços. É só optar por exercícios como a rosca scott, a rosca com halteres, se for sentado melhor ainda porque assim seu corpo não ajuda e você tem todo esforço voltado para a parte na qual o exercício foi feito para trabalhar”, aconselha Bruno. E isso se aplica para todas as outras regiões do corpo. Depende do seu objetivo.
2. Peitoral, braços, ombros e costas
O educador disse que para peitoral, braços e ombros há o supino em suas diversas formas, exemplos: supino reto com barra, com halteres, supino inclinado e supino declinado. Além disso, Freitas pontua que para a região posterior do tronco (costas) existem as remadas, puxadas com barra, halteres e nas máquinas.
3. Pernas e glúteos
“Temos os agachamentos, principalmente com barra. O leg press é uma ótima máquina para ganho de massa muscular nessas partes. O levantamento terra que desenvolve muito bem coxas e glúteos. Caso tenha muito problema com a pegada nesse último exercício, fica a dica do uso de um strap, acessório que ajuda a tirar a tensão da pegada dos antebraços e ajuda na realização do exercício”, orienta.
Segredo da hipertrofia
“Lembrando que só os exercícios não farão o milagre acontecer! Você deve alinhar sua rotina alimentar de forma que seus ganhos sejam realmente possíveis. Temos nos exercícios o estímulo para que seu corpo produza massa muscular, precisamos de material, que virá através da sua alimentação”, finaliza Bruno Freitas.