A musculação é uma atividade que trabalha com vários tipos de cargas, movimentos e grupos musculares. Tudo para que haja aumento das fibras, prevenção de lesão e melhora do condicionamento físico. Aí é que surge o questionamento: existem exercícios completos na musculação? Aqueles que conseguem trabalhar diversas partes do corpo.
Exercícios completos na musculação
“Exercícios como o agachamento, o levantamento terra e o supino consideramos completos. Pois trabalham múltiplos grupos e ações musculares, que contribuem para o desenvolvimento global do corpo”, respondeu o personal trainer Giuliano Esperança.
Ainda assim, Giuliano pontuou que a completude de um exercício na musculação depende de sua capacidade de recrutar vários grupos musculares. E envolver diferentes ações musculares em um único movimento.
Essa tese ainda reforçou que a frequência de treinamento com exercícios completos pode variar conforme a condição de uma pessoa. Dos objetivos firmados, nível de condicionamento físico e capacidade de recuperação.
“Não é correto afirmar que um exercício completo dá mais resultado do que outro. Há em cada um dos exercícios mencionados os seus benefícios específicos e que contribuem de maneira única para o desenvolvimento muscular e da força. O resultado será determinado pela aplicação adequada desses exercícios em um programa de treinamento bem estruturado”, enfatizou o educador físico.
Por quantas vezes na semana devem ser trabalhados esses exercícios completos?
“Recomenda-se realizar esses exercícios de duas a três vezes por semana com pelo menos um dia de descanso entre as sessões para permitir a recuperação adequada. No entanto, é importante consultar um profissional de educação física ou um treinador para criar um plano de treinamento personalizado”, comentou.
Quais desses exercícios definem o corpo rápido?
“Exercícios como o agachamento e o levantamento terra podem contribuir para a definição muscular, pois envolvem vários grupos musculares, promovem um aumento do metabolismo e a queima de gordura. No entanto, a definição muscular requer um programa de treinamento consistente, dieta adequada e redução do percentual de gordura corporal ao longo do tempo”, terminou Giuliano Esperança.