A farinha de trigo vem perdendo espaço no cardápio dos adeptos de uma alimentação saudável. Isso porque ela é uma fonte de carboidratos simples, que, em excesso, provoca picos de insulina e colaboram com o aumento do peso. Mas quem segue uma dieta low carb não precisa abandonar por completo o consumo de pães, tortas e bolos: basta fazer as escolhas certas e, como sempre, ter moderação. Além disso, no lugar da farinha de trigo, entram outros tipos de farinha, com menor teor de carboidratos e maior de outros nutrientes.
Uma das mais usadas é a farinha de amêndoas, produzida a partir da moagem da parte comestível da amêndoa. “Ela possui vários pontos positivos que contribuem para uma saúde mais completa: é rica em minerais, proteínas, fibras e vitaminas. Não há uma quantidade indicada para consumo diário. Caso a pessoa goste do sabor e queira usar, deve agregar em seu plano alimentar, levando em consideração o valor calórico e nutricional”, destaca a nutricionista Patrícia Cruz.
5 benefícios da farinha:
- Isenta de glúten;
- Menor teor de carboidratos e baixo índice glicêmico;
- Rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas;
- Fonte de fibras;
- Contém antioxidantes como a vitamina E.
Prepare em casa
A farinha de amêndoas pode ser comprada pronta. No entanto, se você tiver um tempo livre e quiser economizar uma grana, é fácil fazer em casa mesmo. Assim, ela sairá bem mais barata.
Para isso, basta bater as amêndoas no liquidificador até virar farinha e armazenar em um pote com tampa na geladeira. Se quiser uma farinha mais branca, retire a pele das amêndoas colocando-as em água quente por 3 minutos – após isto, a pele sairá facilmente. Depois, leve para assar em forno baixo, apenas para secar, sem deixar torrar. Retire do forno, espere esfriar e bata no liquidificador. Muito simples, não?