Você já ouviu falar no Fartlek? O método teve sua origem nos anos 1930 na Suécia e foi criado pelo atleta e treinador Olímpico Gösta Holmér. A palavra “Fartlek” vem do sueco “jogo de velocidade” e treino é apenas isso “brincar de correr”.
Para quem não conhece, o Fartlek pode ser resumido como um tipo de treino em que não se determina um ritmo ou um terreno antes da corrida, mas sim durante a atividade. Ou seja, é um treino com características espontâneas, em que você decide na hora quando vai correr mais rápido ou mais devagar, na subida/descida, na grama/cascalho, areia/asfalto ou outra forma desde que você consiga diferenciar a sensação de esforço, já que o ritmo obviamente será outro.
O Fartlek é um treino de qualidade que exige tanto como o de corrida intervalada, então não exagere. Escute o seu corpo, se ficar muito cansado durante a execução diminua a intensidade, corra leve ou encerre o treino. Também é um treino que exige um tempo de recuperação, não faça outro treino forte no dia seguinte, faça apenas uma corrida leve ou algum outro tipo de exercício. Conheça alguns benefícios da prática:
1. Desenvolvimento de musculatura
2. Queima de calorias
Como o Fartlek trata de intercalar as intensidades isso faz com que o corpo perca gordura. O funcionamento dos sistemas aeróbico e anaeróbico em uma mesma sessão aumenta significativamente o condicionamento cardiorrespiratório e permite queimar mais calorias do que outros treinos, já que mantém a intensidade sempre alta.
VEJA TAMBÉM: Corrida: 4 treinos nada comuns para testar
3. Aumenta a velocidade
No Fartlek não há tempo certo dos estímulos, isso faz com que possamos em certas fases do treino aumentar a velocidade a níveis que nunca aumentaríamos em outros sistemas de treino. Além disso, ajuda o corredor a desenvolver a capacidade de mudar de ritmo, aumenta a resistência muscular e não é entediante, pois muda o tempo todo.
4. Diversidade
O Fartlek existe muita flexibilidade por ser considerado um treino de improviso. Pode ser ajustado de acordo com o seu nível de intensidade, à sua disponibilidade de tempo para treinar e à disponibilidade de terreno/lugar para treinar (ruas, pistas, praias, etc.). O treino Fartlek é uma preparação para quase todas as situações e adversidades durante uma prova de corrida.
5. Motivador e seguro
É um treino maleável, adaptável, divertido, prazeroso e de fácil execução. Os treinos são curtos, com isso o treino se torna muito mais seguro pois preserva a sua musculatura e articulações. Além disso, treinos curtos geralmente são mais desafiadores fazendo com que isso o torne muito mais motivante para quem o pratica.
Fontes: Marco Neri Júnior, professor da Bodytech João Cachoeira e Alessandro Brufatto, professor da Bio Ritmo.