Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Fim do verão: modalidades esportivas para praticar o ano todo

O foco agora é a constância para o decorrer de 2023

Modalidades esportivas
Modalidades esportivas - Shutterstock

O mês de março é conhecido pela época de despedida do verão, ou seja, agora o tempo se aproxima do outono para haver aqueles dias de ventos curtos e temperaturas frias. Essa mudança de clima automaticamente cria o tipo de questionamento: Quais modalidades esportivas posso praticar o ano todo?

Palavra do médico

“Não existe qual modalidade você pode. Qualquer atividade física que você faça o ideal é que você faça para o resto da vida. Corrida, caminhada, academia, crossfit, beach tennis, triathlon e etc. Tem que escolher uma atividade física prazerosa e que você consiga fazer. É manter a continuidade”, afirma o médico do esporte e fisiatra Dr. Fabrício Bazutto com exclusividade para o Sport Life.

Escolheu algum esporte e ficou triste por conta de sua situação financeira? Não há mais com que se preocupar! Existem modalidades que não demandam de investimento absurdo. “Tem atividades que não ‘precisam pagar’, como caminhada, corrida e natação”, completa Fabrício.

Os complementos do educador físico

“A prática constante de exercícios físicos é capaz de promover a melhora na saúde emocional, proporciona momentos agradáveis, relaxantes e dá uma base para uma percepção positiva da vida. Ao praticar um esporte, o corpo libera diversos hormônios, que trazem sensações de bem-estar, como a endorfina e dopamina”, garante o preparador físico Edilson Luis de Oliveira.

Está afim de melhorar potência e força? Essa proposta ajuda o praticante a suportar o período intenso de atividade e lhe ajudará até ficar musculoso, mesmo que não seja a meta estipulada.

“Observamos um aumento de força e maior resistência anaeróbica com o treino de potência, ou seja, um atleta suporta ficar por mais tempo em atividades intensas. Apesar de não ser um objetivo principal, também é possível ganhar músculos, a hipertrofia muscular”, pontua Edilson.

Pesquisas

São muitas opções de modalidades esportivas que deixam algumas pessoas indecisas. Além disso, o que existe de outra curiosidade sobre a prática esportiva é o aumento por exercícios individuais. Os dados da consultoria Sport Track apontam que 39% do público iniciou em um esporte no período de 2006 a 2020. Os “líderes” foram a caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%).

A equipe de pesquisadores da FCM (Faculdade de Ciências Médicas), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), apurou os dados epidemiológicos de 60.202 pessoas e constatou que a caminhada é a preferida dos brasileiros e depois aparecem o futebol e musculação, respectivamente.

Quem é ele?

Além de suas especialidades, o doutor Fabrício Bazutto é membro da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), palestrante no Congresso Brasileiro de Medicina Esportiva e promove curso em medicina esportiva no rendimento, emagrecimento e hipertrofia muscular.

Edilson Luis de Oliveira é bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano e cursa fisioterapia na Unifran (Universidade de Franca). Além disso, concilia os seus trabalhos de preparador físico e bombeiro com o cargo de secretário de esportes do município de Ibiraci (MG).

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato

Saúde

Basta cumprir com algumas ordens médicas para prática segura

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato