Fitness

Hipertrofia e hiperplasia: afinal, qual é a diferença?

Entenda quais são as principais diferenças entre hipertrofia e hiperplasia e confira dicas de especialista para estimular ambos os processos

Foto: Freepik

A maioria das pessoas que faz musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular desconhece o processo de desenvolvimento e adaptação da musculatura. Por isso, pedimos ajuda ao educador físico Rafael Reis para explicar um pouco mais sobre hipertrofia e hiperplasia, além de outras questões. Veja:

Tudo sobre hipertrofia e hiperplasia:

O QUE É HIPERTROFIA?

Hipertrofia é o processo de desenvolvimento muscular ocasionado por um estímulo tensional, definida como aumento da área de um músculo. O principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das fibras proteicas, que ocorre como adaptação à sobrecarga tensional nos músculos em atividade.

E A HIPERPLASIA, O QUE É?

Hiperplasia é o processo de aumento no número de células musculares em relação ao original. A sobrecarga de treinamento imposta ao músculo estimula o surgimento de novas células, que são fibras musculares.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE HIPERTROFIA E HIPERPLASIA?

A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.

Foto: Freepik

O QUE UMA PESSOA PRECISA FAZER PARA ESTIMULAR OS DOIS PROCESSOS?

O indivíduo que busca hipertrofia e hiperplasia deve realizar treinamento resistido, que tem como objetivo gerar adaptações corporais que resultam no aumento da massa muscular, tornando o corpo mais forte.

QUAIS OS EFEITOS?

Ambos os processos estão diretamente relacionados a uma boa alimentação. Então, além de gerar estímulos tensionais para se obter o aumento da massa muscular, é preciso ter uma alimentação adequada ao seu objetivo. Por isso, ter um acompanhamento nutricional especializado é fundamental.

QUAIS OS CUIDADOS PARA QUEM BUSCA HIPERTROFIA E HIPERPLASIA?

Precisamos ter um estímulo muscular coerente com o nosso condicionamento físico, ou seja, sempre lembrar que o objetivo dos treinamentos é estimular o músculo sem danificá-lo. Um estímulo inadequado pode desencadear um déficit no processo de recuperação, podendo levar ao chamado Overtraining (excesso de treinamento). Para que isso não aconteça, procure sempre a orientação de um profissional de educação física.

 

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Se tiver mais alguma pergunta, mande para nós através das redes sociais!

 

Fonte: educador físico Rafael Reis, professor da Academia Competition

 

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Click to comment

Você também vai gostar

Definir músculos

Alguns músculos têm recuperação mais rápida, mas isso quer dizer que eles podem ser treinados todos os dias? Descubra

Fitness

Treinador revela quais partes do corpo são acionadas durante o movimento

Fitness

Aprenda como deixar de ser "falso magro" com algumas dicas do que pode estar te atrapalhando nesse processo

Fitness

Treinador revela algumas atitudes simples que podem intensificar o treino e melhorar o desempenho

Sair da versão mobile