Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Janeiro Dourado: saiba tudo sobre o mês dedicado ao esporte

Mais um motivo para inserir o esporte na sua rotina

Janeiro dourado
Janeiro dourado - Shutterstock

Cada mês recebe uma colorização diferente com foco em campanha de conscientização sobre a saúde. Se o verão já é a estação do ano em que muitas pessoas lançam objetivos para saúde, janeiro reforça ainda mais a conquista dessas metas. Confira na sequência a importância do janeiro dourado: o mês dedicado aos esportes.

A importância do Janeiro Dourado

“O nosso corpo necessita do movimento. Quanto mais se movimente mais estilo excitatório o nosso corpo produz. Com isso, melhora a qualidade de vida, o fortalecimento muscular, que previne doenças crônicas e aumenta a expectativa de vida”, disse o médico ortopedista Dr. Layron Alves em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Não presenciou nenhuma situação dramática na família? Ótimo! Esse histórico contribui ainda mais para essa mudança de vida. Layron vai explicar abaixo, que o início em uma modalidade não exige demais da parte física da pessoa e uma avaliação severa só é destinada para quem lida com a condição que precisa do algo a mais do seu corpo.

“Pessoas sem comorbidades ou sem histórico familiar, não tem tanto risco para o início das atividades. O início da atividade não requer tanto do paciente. O problema começa quando as pessoas atingem patamares que necessitam do corpo. Aí sim vale a pena uma avaliação minuciosa na tentativa de prevenir algumas lesões e patologias, exemplo: mal súbito”, alerta o ortopedista.

“Agora se você vai correr longas distâncias ou praticar esportes que são mais perigosos, que há uma chance maior de lesão ou de algum problema médico, aí sim vale a pena uma avaliação médica”, complementa Alves.

Sinal de esperança  

Essas recomendações “casam” com hábito que aos poucos começa a fazer parte do dia a dia da população brasileira. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em novembro de 2020 que quase um terço dos brasileiros realizam atividade física como lazer.

Esse instituto complementou que 30,1% dos brasileiros fizeram o nível recomendado de atividade física no lazer em 2019, dado que denota melhora porque esse percentual chegou a ser de 22,7% em 2013. A porcentagem foi de 34,2% para os homens e para as mulheres foi de 26,4%.

Com o cenário ainda em preocupação

O estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) veio à tona em 2021 com a acusação de que um em cada dois adultos não cumprem com a rotina de atividade física regular. Afinal, esse dado ainda expõe que 47% da população encontra-se abaixo da média de exercícios aconselhada pelos médicos e especialistas.

Quem é ele?

O Dr. Layron Alves concilia a sua atuação na ortopedia, no tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo. Além disso, é membro da  SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo).

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Emagrecimento

Essa proposta ainda precisa ser cumprida de acordo com seu limite

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida