Jojo Toddynho afirmou recentemente em entrevista a Deborah Secco, durante o Baile da Vogue, que quer perder 40kg para engravidar. Casada desde janeiro com o oficial do Exército Lucas Souza, a cantora e vencedora de A Fazenda 12 afastou a possibilidade de tentar perder peso devido a um problema de saúde. “Poderia engravidar no peso em que eu estou, minha saúde está ok, mas é melhor”, disse.
A artista usou as redes sociais para negar os rumores de que estaria tomando remédios para emagrecer. “Eu não tomo remédio! ‘Ah, porque ela tem problema de pressão’, onde, gente? Só porque uma vez ou outra a pressão subiu ou desceu na Fazenda? Gente, A Fazenda já acabou há muito tempo, vira a página! Não precisa ser gordo ou magro para você ter problema de pressão não”, declarou.
Jojo Toddynho pode emagrecer tanto de maneira saudável?
O médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira revela que é possível a Jojo emagrecer 40kg de forma natural, sem remédios fortes ou cirurgias. “Mas temos que entender que levará um tempo considerável para que esse emagrecimento ocorra de forma saudável e efetiva”, complementa.
Segundo o especialista, a melhor opção para a artista é procurar um profissional para realizar exames e ver como estão seus hormônios. “Essa contagem hormonal é essencial para que ela chegue aos seus objetivos. Além disso, o profissional irá prescrever uma dieta com diminuição de calorias, elaborada, e individualizada”, justifica.
O Dr. Fernando destaca que outro foco deve ser a atividade física regular, com prática de aeróbica e musculação. “Não adianta apenas recorrer à dietas e não colocar o corpo para se exercitar e queimar calorias”, alerta o médico, que cita ainda as medicações naturais como aliadas para a perda de peso. Contudo, qualquer remédio deve ser prescrito por um médico, especialmente um nutrólogo ou endocrinologista.
8 segredos para emagrecer com saúde
A nutricionista Adriana Stavro destaca que a melhor escolha para quem quer emagrecer como a Jojo Toddynho é recorrer a profissionais capacitados, mas dá dicas que podem ser seguidas no dia a dia em casa:
1. Atenção ao tamanho das porções de comida. A especialista explica que uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais.
2. Consuma porções pequenas e coma devagar. “Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente”, afirma.
3. Cuidado com as distrações. Adriana revela que desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar.
4. Limite o consumo de álcool. De acordo com a nutricionista, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas ou eliminá-las por completo é um bom começo para diminuir calorias vazias, que são grandes vilãs para quem quer emagrecer com saúde.
5. Substitua carnes vermelhas e processadas. “Optar por peixes ou aves ajuda na perda de peso e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes”, declara Adriana.
6. Evite grãos refinados. A especialista recomenda diminuir o consumo de arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e alimentos similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico.
“Esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos”, justifica.
7. Priorize grãos integrais. “Aposte no trigo, arroz, cevada, quinoa e chia”, aconselha Adriana. Isto porque esses grãos são digeridos mais lentamente, já que possuem baixo índice glicêmico. Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome, como explica a nutricionista.
8.Consuma mais proteínas. A profissional revela que existem algumas razões pelas quais comer uma quantidade maior de proteínas auxilia a emagrecer com saúde. Mais saciedade é uma delas, já que indivíduos relataram menos fome depois de comer proteínas quando comparado a ingestão de carboidratos.
A outra razão é o maior efeito térmico do alimento, pois é preciso mais energia corporal para metabolizar proteínas do que outros macronutrientes. Por fim, o ganho de massa muscular também é uma boa justificativa. “Afinal, a proteína ajuda no ganho e manutenção da massa magra durante a perda de peso, e isso impulsiona o gasto de energia”, finaliza Adriana.