Connect with us

O que você está procurando?

Treinos

Lesões no joelho: como identificar rápido e evitar complicações

Quando o assunto é lesão, o joelho é campeão, independente do sexo

Lesões no joelho
Lesões no joelho - Shutterstock

O universo da educação física é conhecido pela sua atualização constante, ou seja, um questionamento pertinente é importante para boa performance de um atleta amador ou profissional. Então, eis que surge a pergunta para maioria do público feminino: lesões no joelho atingem as mulheres com frequência?

Por que o joelho é “bombardeado” por lesões?

“Isso porque é uma articulação grande, complexa e responsável pela sustentação do corpo e pela absorção de impacto, sendo muito demandada durante a movimentação”, destacou o ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva Dr. Marcos Cortelazo.

Os quatro motivos que atestam a recorrência de lesões no joelho da mulher

Anatomia

“De maneira geral, as mulheres possuem uma bacia mais larga (ginecoide), tendem a ter joelhos valgos (arqueados para dentro) e apresentam um ângulo do quadríceps maior. Esses fatores causam alterações biomecânicas e de alinhamento, especialmente nos membros inferiores, aumentando assim a suscetibilidade das mulheres de sofrerem com condições como a condromalácia patelar, caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela”, disse o Dr. Marcos.

Ciclo menstrual

As flutuações hormonais presentes no ciclo menstrual impactam significativamente nas articulações, o que exige com que a mulher seja propensa às lesões de acordo com a fase do ciclo em que se encontra.

“As articulações, assim como as cartilagens que as protegem, possuem receptores de estrogênio, hormônio que contribui para a manutenção da saúde dessas estruturas. Logo, quando os níveis de estrogênio sofrem alterações durante o ciclo menstrual, essas estruturas tornam-se mais frágeis. Pode ocorrer uma maior frouxidão dos ligamentos, o que favorece, por exemplo, a ocorrência de lesões do ligamento cruzado anterior”, declarou o ortopedista.

Menopausa

Essa alteração hormonal presente na vida da mulher é o bastante para interferir na saúde das articulações. “Conforme a produção hormonal é alterada na menopausa e os níveis de estrogênio diminuem, as articulações ficam mais inflamadas. O que causa dor em regiões como mãos, joelhos e ombros e favorece o surgimento de condições como a artrite e artrose”, detalhou o profissional.

Uso de salto

Está aí mais um “amigo” da lesão da mulherada. Atente-se ao que vai usar durante o dia. “Ao usar um salto alto, a distribuição do peso ao caminhar é alterada, concentrando-se no joelho. O que acaba exigindo mais da articulação da região, favorecendo assim o desgaste, principalmente, da cartilagem da patela. Como resultado, há aumento do risco de condições como a condromalácia patelar e a artrose”, pontuou o médico.

Então, o que uma mulher deve fazer para prevenir as lesões no joelho?

Alongamento, controle de peso, alimentação balanceada, exercícios de fortalecimento muscular. Os movimentos com técnicas adequadas e devidamente adaptadas para as características femininas e a renúncia a sobrecarga nos treinos são estão entre as alternativas para prevenção de lesões no joelho. Há o reforço para mulher que não deixa de usar salto alto.

“O ideal é evitar o uso desse tipo de calçado quando possível e, quando não, optar por opções com saltos mais baixos e bicos mais largos”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista

Nutrição

A maioria pensa que esse momento é o "dia do lixo"

Nutrição

Esses questionamentos são recorrentes nas consultas

Advertisement

Você também vai gostar

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista