Low carb na gestação é uma dieta possível! Conheça as receitas

É possível fazer uma dieta equilibrada e saudável durante a gravidez, mesmo reduzindo carboidratos

low carb na gravidez
Foto: Getty Images

A preocupação com a saúde envolve algumas restrições. Algumas delas dizem respeito a determinados setores da pirâmide alimentar. No caso das gestantes, o cuidado deve ser redobrado. Principalmente porque nesse período a alimentação deve cumprir com as demandas que são dobradas. Mas o que é uma rotina alimentar de “poucos carboidratos”? E, ainda: é possível realizar a famosa dieta low carb na gestação? 

Nesta prática, arroz branco, pães e outras massas são reduzidos por meio da substituição da fonte de energia provinda da farinha branca pelas gorduras naturais, como, por exemplo, amêndoas – rica em lipídeos naturais de baixa caloria – abacate, peixes e azeites.

Uma dos pontos que devem ser compreendidos é que a dieta low carb vem com a promessa de atenuar a quantidade de carboidratos existentes na rotina alimentar. Contudo, a proposta não é sinônimo da restrição completa desse grupo, principalmente porque é um dos trechos da dieta alimentar.

Low carb na gestação

Como construir um regime que favoreça a rotina em uma gravidez? Segundo a nutricionista Angelina Zaponni, “a gestante tem que ter a alimentação que todos deveriam ter.” Ou seja, uma dieta que seja estruturada com refeições periódicas. A especialista recorda que a mulher grávida não deve limitar a alimentação de 3 ou 4 horas. Isso porque, no início da gestação, ela tende a ficar hipoglicêmica e, para atenuar o enjoo, a futura mamãe deve comer de hora em hora, ou a cada 2 horas. Para esses períodos, meia maçã ou uma porção de castanhas atendem a demanda. 

“Para evitar a frequência de cólica ou refluxo nos bebês, o ideal é que essa mãe tenha uma alimentação com poucos alimentos à base de farinha de trigo, com pouca ingestão de alimentos a base de leite. Ela deve consumir alimentos  de fácil digestão na hora da amamentação, para não prejudicar o sistema digestivo e imunológico do bebê”, aconselha a especialista.

salada de abacate com tomate e azeitona para indicação de receita low carb na gestação

Foto: pexels.com

Em relação ao cardápio durante um dia, a nutricionista comenta que, no café da manhã, as frutas e os ovos devem ser prioridades. A inclusão de verduras e legumes na dieta – tanto no almoço, como no jantar – é um benefício à saúde da mulher e do bebê. A opção mais certeira são as saladas de folhas cruas. Entretanto, a nutricionista aconselha que essas devem ser evitadas quando consumidas fora de casa devido ao desconhecimento sobre a higienização do alimento.

Para finalizar, Angelina propõe a batata-doce, o mingau de aveia e bolos saudáveis – que podem ser feitos à base de farinha de trigo integral, amêndoas ou tapioca –  como substitutos dos alimentos e ingredientes comumente consumidos. Abaixo você poderá acompanhar a receita de um petit gateau low carb, ideal para esse período da mulher.

Petit Gateau low carb

  •  120g de chocolate 70% cacau
  •  100g de manteiga ghee
  •  2cs de eritritol ou xilitol
  •  2cs de farinha de amêndoas
  • 2 ovos + 2 gemas

Preparo:

Derreta o chocolate em banho maria e junte á manteiga até que fique homogêneo. Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o eritritol até que os ingredientes incorporem. Retire o chocolate do fogo, espere amornar e acrescente aos poucos à mistura da vasilha, mexendo com vigor. Coloque a farinha de amêndoas com cuidado!

Unte formas pequenas com manteiga e cacau em pó.  Despeje a mistura no recipiente e leve- a para geladeira por 10-15 minutos. Após esse período, coloque-a para assar em forno alto pré aquecido por 7 a 10 minutos. Fique de olho para não passar do ponto pois o recheio deve ficar amolecido. Desenforme com cuidado e sirva.

Querem mais opções? Veja a seguir algumas sugestões do Guia da Cozinha:

Suflê de queijo low carb 

Suflê low carb de queijo

Foto: Fernando Teixeira/Natália Ramuno |Produção: Ângela Cardoso

Para um almoço ou um lanche da tarde, que tal um suflê com baixa quantidade de carboidratos? Realize essa receita em casa e continue praticando o low carb na gestação.

Coxinha low carb de batata doce 

Coxinha low carb de batata-doce

Foto: Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador |Produção: Livia Badan – JOBZ Fotografia

Mais uma opção para um lanchinho rápido! A batata doce possui baixo índice calórico, o que possibilita a sua aplicação em diferentes receitas.

Você se sente sobrecarregado constantemente no trabalho? Baixe nosso e-book e aprende como eliminar este mal da sua vida.

Texto: Rafael Toledo

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você