Treinos

Manual da boa convivência na academia: 4 dicas importantes

Não basta apenas treinar, o bom ambiente também é fundamental para o desenvolvimento

Academia - Shutterstock

A academia não se resume apenas aos treinos. Como assim? A limpeza do local, o relacionamento com os demais frequentadores do ambiente e o bom senso na hora de usar determinado equipamento interferem na sua rotina de treinamento. Sendo assim, veja na sequência das dez dicas do personal trainer Fernando Dragão para boa convivência na academia.

As quatro dicas para o bom convívio na academia

O papel do instrutor

“O instrutor é seu amigo. Ajude-o a manter a academia arrumada, guarde seus halteres, barra e anilhas. A função do instrutor é orientar seu exercício, postura, execução, cadência, não montar e desmontar seu aparelho”, comentou Fernando.

Aparelho

Você paga pelo bom funcionamento dos equipamentos do local que você frequenta, ou seja, não o trate de qualquer jeito. Preze pela limpeza para que outros possam usá-los sem nenhum problema.

“Seja educado. Limpe seu aparelho após o uso. Tenha cuidado com os aparelhos da academia. Evite soltar os pesos bruscamente. Você pode acabar danificando o aparelho ou até mesmo se machucar. Seja gentil. Reveze o aparelho com outra pessoa. Ela pode ter pouco tempo disponível para treinar ou pode diminuir a eficiência do treino por esperar demais”, alertou o personal.

“Seja consciente. Ao usar o aparelho, evite perder tempo dando aquela olhada nas redes sociais. Além de atrapalhar o seu treino, atrapalha o treino dos outros. Se quiser usar um aparelho que estiver ocupado, não ‘marque lugar’ e vá fazer outro exercício. Peça para revezar ou espere no local”, orientou Dragão.

Empatia

Viu alguém que não fez o exercício de maneira adequada? Chame o instrutor para que possa corrigir a falha do seu colega. Se o seu treinador estiver ocupado, coloque-se à disposição para ajudar o seu parceiro de treino.

“Tenha empatia pelo próximo. Se perceber que alguém está fazendo um exercício errado, chame o instrutor para auxiliá-lo ou caso você tenha muita experiência de treino ajude-o e corrija o exercício”, citou.

Organização

“Respeite o horário de funcionamento da academia. Evite ultrapassar o horário de fechamento do estabelecimento. Tenha decência e não vandalize os banheiros da academia. Mantê-los limpos e em condições de uso precisa de uma equipe de limpeza. Respeite o trabalho do próximo”, concluiu Fernando Dragão.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile