Marrocos arrancou empate sem gols da então favorita Espanha nas oitavas de final da Copa do Mundo e avançou para as quartas de final após a vitória de 3 a 0 nos pênaltis. Resta saber se o seu adversário será Portugal ou Suíça. A equipe do norte da África pode conseguir feito inédito na história da Copa do Mundo.
Por quê?
Nenhuma seleção do continente africano disputou uma semifinal em toda história do Mundial. Além disso, Marrocos igualou o seu desempenho da Copa de 1986 quando chegou até as oitavas de final e foi derrotada pela Alemanha pelo placar de 1 a 0.
Histórico
A primeira equipe africana que se aproximou da semi pela primeira vez foi Camarões na Copa de 1990. Os camaroneses eram liderados pelo atacante Roger Milla, classificaram em primeiro no Grupo B, depois eliminou a Colômbia na primeira série do “mata-mata” e caíram diante da Inglaterra por 3 a 2 nas quartas de final.
Os ganeses vieram 20 anos depois, ou seja, em 2010. Gana galgou o segundo lugar no Grupo D, bateu os Estados Unidos por 2 a 1 nas oitavas, mas perderam nas quartas para o Uruguai. Duelo em que ficou 1 a 1 no tempo normal, marcado pela “salvação” de Suárez em possível gol dos africanos e pela alegria Celeste nos pênaltis por 4 x 2.
Senegal foi outra que amargou o quase nas quartas pelo Mundial de 2002. Os senegaleses ficaram em segundo do Grupo A com direito a vitória em cima da França. Ganharam da Suécia de 2 a 1 nas oitavas e na sequência pararam diante da Turquia com revés de 1 a 0.
Outras tentativas frustradas
Nigéria foi outra equipe que vivenciou tentativas malsucedidas nas oitavas de final tanto Copa de 1994 quanto na de 98. Nesse meio tempo, os nigerianos conquistaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Egito também ficou perto quando foi alçado para as oitavas de final da Copa de 1934, mas perdeu por 4 a 2 para Hungria e disse “adeus” cedo.