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Dê adeus para a tensão utilizando apenas uma bola de tênis

Aliviar a tensão pode ser mais fácil do que você imagina: basta ter uma bola de tênis em casa e aprender a massagear os pés!

Bola de tênis: aprenda como fazer uma automassagem e aliviar a tensão
Foto: Shutterstock

Mais de 1 ano com regras de distanciamento social, necessidade de ficar em casa, entre outras coisas. Por tudo isso, é normal que você esteja um pouco tenso. E falar isso não resolve muito, né. Você busca alguma dica para encontrar uma maneira de solucionar esse problema. Por isso, estamos aqui, para te ajudar de uma maneira bem prática e utilizando apenas uma bola de tênis.

Sim, esse material tão simples de encontrar pode ajudar a realizar uma massagem nos pés que mandará a tensão para longe. Ela é indicada especialmente para quem tem pés cuja musculatura da planta é bastante rígida (os pés cavos, por exemplo), para quem corre e para mulheres que costumam usar sapatos de salto alto. 

E realizar essa atividade é muito simples. Pois basta passar lentamente a sola sobre uma bolinha, fazendo leve pressão. “Se estiver a rigidez da bola incomodando, use opções menos ‘duras’, como as de frescobol (borracha). Faça no período de até 4 horas depois de treinos mais longos de corrida, aqueles que têm mais de 50 minutos”, sugere Vitor Tessutti, professor de cinesiologia do Centro Universitário Fieo (Unifico). Além disso, também passe a bolinha na borda externa do pé, para que a automassagem seja feita em todas as regiões do pé.

A bolinha pode ajudar, ainda, a fazer outros exercícios que o auxiliarão no fortalecimento da musculatura dos pés, como, por exemplo, tentar pegar a bolinha com os dedos, trabalhando a parte da frente dos pés. Logo em seguida, passe a bolinha para o calcanhar e, em pé, amasse-a o máximo que conseguir. “Esses exercícios simples trabalham amplamente a musculatura dos pés e fazem com que o rendimento durante a corrida seja ainda melhor, além de evitar lesões comuns ao esporte”, afirma Renato Dutra, diretor da Tribo em Forma.

Confira o passo a passo para a massagem:

1) Faça uma automassagem com uma bolinha na sola dos pés;

2) Passe uma bola de tênis ou frescobol também na borda externa do pé;

3) Agarre a bolinha com os dedos. O exercício trabalha a parte da frente dos pés;

4) Por fim, ‘amasse’ a bolinha o máximo que conseguir com os calcanhares

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