Se você está acostumado com o Pilates tradicional feito em máquinas, saiba que é possível fazer alguns exercícios no solo. E essa prática é conhecida como Mat Pilates, que é o método feito sobre o colchonete.
A grande diferença dessa atividade para a tradicional quem explica é a Instrutora Adriana Batista de Oliveira. “A aula de Mat Pilates é a única parte que indicamos a prática em grupo, isto em primeiro lugar pela segurança dos praticantes, pois os movimentos são executados no chão e a maior parte deles na posição deitada”, comenta como funciona a dinâmica dos exercícios.
“Nesta aula o professor também pode utilizar acessórios como banda elástica, bastão, halteres de 1 kg e Magic Circle, que auxiliam na execução e também podem aumentar o grau de dificuldade dos exercícios”, detalha melhor como é a execução dos movimentos.
Durante a prática da atividade, diversas partes do corpo são ativadas, coordenando movimento e respiração ao mesmo tempo. “O Método Authentic Pilates trabalha a partir e através do abdômen, região chamada pelo inventor do método como Power House (Centro de Força), que é a mais ativada e consequentemente tem o maior ganho de força”, explica Adriana.
“O fortalecimento da musculatura estrutural e estabilizadora, ou seja, a profunda de quadril e abdômen (assoalho pélvico), de coluna e que estão próxima das articulações. Isto proporciona uma melhora e manutenção da postura, equilíbrio, além da prevenção de lesões“, conta a professora. Mas, faz uma ressalva sobre a prática para algumas pessoas: “ele não é indicado para quem tem hérnia de disco ativa, ou seja, em crise, ou grandes limitações de mobilidade, como o caso de conseguir se levantar do chão sozinho”, aconselha.