Lesão no quadril e corrida: saiba os motivos e como evitar

Problema pode ser desenvolvido por vários motivos, desde mudanças nas passadas, até enfraquecimento da musculatura

lesão no quadril
Foto: Getty Images

Quem pratica corrida sabe que é preciso ficar atento ao impacto que as articulações podem sofrer com a atividade. De acordo com o ortopedista Bruno Rabello, a lesão no quadril pode aparecer a medida que em que o indivíduo aumenta a velocidade nas passadas.

Além disso, é preciso ficar atento em como a lesão no quadril é desenvolvida. “O apoio em uma perna só, aumenta até nove vezes o peso do corpo e toda essa carga é transferida para a área da articulação”, explica. Isso não significa que todo atleta terá lesão no quadril ou desenvolverá artrose.

Segundo estudo publicado recentemente no American Journal of Sports Medicine, a relação de lesão nos quadris parece estar mais ligada aos movimentos torção ou de rotação, do que propriamente à sobrecarga na cartilagem.

O ortopedista explica que a lesão no quadril gerada pela corrida ocorre no sistema musculotendíneo, sendo os estiramentos parciais dos tendões, os mais comuns. “Esse processo pode surgir tanto no atleta amador, que inicia o exercício sem planejamento e gera um estresse na musculatura, como naquele de elite, por excesso de treino”, comenta o especialista.

Para evitar problemas, o médico recomenda a realização da análise biomecânica da marcha em casos específicos. O exame analisa diversos grupamentos musculares e suas ações na dinâmica da corrida, buscando alterações das simetrias dos membros, alterações de inclinação anômalas das articulações e fraqueza de alguns grupamentos musculares. “Mas é importante procurar um especialista a qualquer dor que persista por mais de 48 horas em repouso, que altere o padrão de movimento e que cause restrição”, alerta.

Se o caso for recuperar lesões a curto prazo, o Dr. Bruno aposta nos tratamentos biológicos guiados por ultrassom, associados a uma fisioterapia específica e controle por termografia. “Viscosuplementação com ácido hialurônico para nutrir a cartilagem e em alguns casos a artroscopia do quadril são ferramentas interessantes”, indica meios para evitar a lesão no quadril.

Além da lesão no quadril, aproveite e saiba sobre os 4 problemas no joelho mais recorrentes:

 

 

 

Recomendadas para você