Saiba o que é artrose no joelho e como tratar o problema

Sente dores na articulação ao subir escadas ou fazer movimentos repetitivos? Isso pode ser artrose no joelho! Aprenda a identificar e tratar a doença

artrose no joelho
Foto: Getty Images

Inchaço, movimentos limitados, fortes dores após esforços físicos e até dificuldade em apoiar a perna no chão podem ser sinais claros de que a saúde do seu joelho está seriamente comprometida. Uma doença comum que afeta a articulação é conhecida como artrose no joelho, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto.

Segundo o ortopedista Pedro Baches Jorge, da Clínica SO.U, a doença está afetando cada vez mais a saúde da população, e as causas preponderantes para o desenvolvimento estão ligados ao excesso de peso (que aumenta a pressão nas articulações), envelhecimento, exercícios com impactos repetitivos (comum em jogadores de futebol, tênis e vôlei), hereditariedade, traumas (lesões no joelho) e doenças, como o tabagismo.

A artrose no joelho geralmente atinge pessoas com mais de 65 anos e principalmente mulheres, que apresentam estrutura óssea mais frágil em comparação ao sexo masculino.

Confira alguns dos sintomas da artrose no joelho e fique de olho:

Diagnóstico

O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. O tratamento da artrose tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.

Prevenção

Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis. Confira abaixo:

  • Ter uma alimentação balanceada
  • Controlar o peso a fim de evitar a sobrecarga nos joelhos
  • Praticar exercícios que contribuem para a prevenção da doença
  • Fazer caminhada, natação, ginástica  ou andar de bicicleta

Cuide-se praticando atividade física e tendo uma alimentação equilibrada. Assim, seu corpo ficará mais protegido de doenças e você envelhecerá melhor.

Uma resposta para “Saiba o que é artrose no joelho e como tratar o problema”

  1. […] Além disso, é preciso ficar atento em como a lesão no quadril é desenvolvida. “O apoio em uma perna só, aumenta até nove vezes o peso do corpo e toda essa carga é transferida para a área da articulação”, explica. Isso não significa que todo atleta terá lesão no quadril ou desenvolverá artrose. […]

Recomendadas para você