Dar uma rápida pausa para os compromissos diários e particulares soa como tarefa impossível para muitos, não é mesmo? Porém, vale a pena essa tentativa! Ainda mais com a colocação da médica neurologista Dra. Jackeline Barbosa vai citar o impacto do autocuidado para saúde.
Saiba mais do impacto do autocuidado para saúde
“Tudo aquilo que te proporciona prazer deve estar em sua rotina. Pessoas que conseguem manter estes hábitos saudáveis e cuidar da saúde têm mais chances de manter a mente equilibrada e o corpo saudável, além de mais disposição para as tarefas diárias. Pense nisso!”, enfatiza a Dra. Jackeline.
Então, criar um ritual de sono, meditar, caminhar, tomar um chá ou manter a sua rotina de skincare entram como autocuidados. Esses hábitos não são “privilégios”, ou seja, refletem na melhora do humor, aumento da disposição e fortalecimento da autoestima, ações que potencializam a qualidade de vida.
O que é esse sentimento de culpa?
A neurologista diz que mesmo com a disseminação da importância do autocuidado, o sentimento de culpa em reservar um momento para conexão interior costuma se sobressair e faz com que muitos sujeitos preferem suas rotinas multitarefas sem intervalos.
“O sentimento de culpa é um dos fatores que bloqueiam muitos dos momentos de descanso. Dar conta de todas as demandas e ser multitarefa são ações mais valorizadas do que um tempo para relaxar, meditar ou respirar profundamente, o que intimida aqueles que querem buscar estas ocasiões”, reitera.
Portanto, a especialista ainda finaliza que conciliar vida pessoal e profissional faz com que tanto o corpo quanto a mente fiquem sobrecarregados, o que denotam em prejuízos para saúde.
“O esgotamento físico e mental interfere em nossas entregas e resultados, mas, principalmente, em nossa saúde. É comum pessoas que estão altamente estressadas, desenvolverem crises de ansiedade, baixa imunidade e entre outras.”