A relação entre o que comemos à noite e nosso desempenho físico na manhã seguinte é uma área de interesse crescente no universo da nutrição e do fitness. Dessa forma, o nutrólogo Dr. Ronan Araujo vai indicar três consumos de nutrientes à noite.
Veja os exemplos de consumos de nutrientes à noite
Proteínas
Ao consumir proteínas de digestão lenta, como a caseína, encontrada em alimentos derivados do leite e soja, o corpo pode prevenir o catabolismo muscular durante a noite. O estudo publicado pelo American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism mostrou que a ingestão de caseína antes de dormir pode aumentar a síntese proteica e promover a recuperação muscular.
Carboidratos
Pesquisas indicam que a ingestão adequada de carboidratos pode maximizar os estoques de glicogênio e melhorar o desempenho físico no dia seguinte.
Gorduras
As gorduras são armazenadas como reservas de energia no tecido adiposo, podem ser mobilizadas durante exercícios de baixa intensidade ou em períodos prolongados de jejum.
Acréscimo
Ao acordar, o corpo está em estado de jejum após várias horas sem ingestão alimentar. Os níveis de glicogênio e a disponibilidade de nutrientes variam de acordo com a última refeição, o que influencia o desempenho no treino matinal.
“É possível maximizar a energia disponível, melhorar a recuperação muscular e promover um estado metabólico favorável para alcançar objetivos de saúde e fitness. Para personalizar uma estratégia alimentar que atenda às suas necessidades específicas, consulte um profissional de saúde”, conclui o Dr. Ronan Araújo.