Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Mingau de aveia ajuda a emagrecer ou não? Entenda

Ótima opção com alto teor de fibras para esse tipo de objetivo

Mingau de aveia para emagrecer
Mingau de aveia para emagrecer - Shutterstock

Uma vez que a meta de alguém emagrecer inevitavelmente já se pensa no que deve excluir tanto para comer e beber, não é mesmo? Aí é que surgem muitos questionamentos em prol de resultados satisfatórios, por exemplo: pode comer mingau de aveia para emagrecer?

Sim! É ótimo comer mingau de aveia para emagrecer

“Mingau de aveia é um bom alimento para ser incorporado na dieta para emagrecimento devido à sua composição nutricional. A aveia é rica em fibras solúveis, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade. E a controlar o apetite, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino. Além disso, a aveia possui um baixo índice glicêmico. O que significa que libera energia de forma gradual, evita picos de glicose no sangue e contribui para a manutenção dos níveis de açúcar no sangue”, disse o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.

Paralelamente, é de se pontuar, que não existe necessariamente um “melhor” horário para o consumo de mingau de aveia. Isto é, varia de acordo com as preferências de um consumidor.

“Muitas pessoas optam por consumir mingau de aveia no café da manhã, pois fornece uma fonte sustentável de energia para começar o dia. Consumir o mingau de aveia à noite também pode ser uma opção. Pois as fibras presentes na aveia podem ajudar a promover uma melhor qualidade de sono. Se você tem digestão mais lenta, é preferível evitar o mingau de aveia como pré-treino e optar por alimentos que tenham uma digestão mais fácil. E que vão acabar fornecendo energia de forma mais rápida também”, acrescentou o profissional.

O impacto do mingau de aveia para quem treina

É uma excelente fonte de carboidratos complexos, que simplesmente ajudam a manter os estoques e níveis de energia do corpo e opções que não faltam para deixá-lo bem nutritivo.

Também não há regra de consumo de mingau de aveia para antes ou depois do treino. Sendo assim, basta haver a definição da meta para aí experimentar a ingestão nesses períodos.

“Para pessoas que tem uma boa digestão, o mingau de aveia pode servir também como pré-treino, mas para isso eu sugiro que adicionem outro carboidrato com absorção mais rápida, como banana, e uma fonte de proteína, como o whey protein, que como eu citei anteriormente é uma opção que combina com esse preparo. Além disso, a aveia contém proteínas e fibras, que ajudam na recuperação muscular e na regulação do apetite, respectivamente”, explicou.

Pode substituir alguma refeição por mingau de aveia?

“Pode ser utilizado para substituir o café da manhã ou lanche da tarde, e, especialmente, se for preparado com ingredientes saudáveis e equilibrados. No entanto, é importante garantir que o mingau de aveia forneça uma variedade de nutrientes essenciais, que inclui proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais para garantir que a substituição seja nutricionalmente equilibrada. Uma boa opção para incorporar esses nutrientes em seu mingau é adicionando whey protein e uma porção pequena de oleaginosas”, afirmou.

É melhor aveia em flocos finos ou grossos?

“A escolha entre aveia em flocos finos ou grossos geralmente se resume à preferência pessoal e à textura desejada. No entanto, a aveia em flocos grossos tem uma textura mais robusta e leva um pouco mais de tempo para cozinhar. Enquanto que a aveia em flocos finos tende a cozinhar rapidamente e resultar em um mingau mais suave”, concluiu Dereck Oak.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Treinador revela sequência para elevar o gasto calórico e fortalecer os músculos da barriga ao mesmo tempo

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

Outra tese que reforça que é possível comer bem de forma saudável

Saúde

Teste piloto já ajuda quem quer abandonar esse vício

Saúde

Problemas com a saúde respiratória tornam-se comuns nesta época

Nutrição

É o plano alimentar que alterna entre dias com baixo e alto teor de carboidratos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

Outra tese que reforça que é possível comer bem de forma saudável

Saúde

Teste piloto já ajuda quem quer abandonar esse vício

Saúde

Problemas com a saúde respiratória tornam-se comuns nesta época