O mingau de aveia prova que dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento. Versátil e simples de preparar, ele pode ser consumido em diferentes momentos do dia: seja para dar energia antes do treino, para matar a fome entre as refeições ou até como opção de lanche noturno sem pesar nas calorias.
De acordo com a nutricionista Laís Murta, a aveia tem efeitos importantes no organismo.
“A aveia é rica em carboidratos complexos que aumentam a formação de ácidos graxos de cadeia curta no intestino. Ou seja, são substâncias importantes para modular a imunidade, manter a saúde das células do intestino (enterócito) e controlar processos inflamatórios”, explica.
Além dos benefícios nutricionais, a especialista sugere uma receita prática de mingau para incluir na rotina:
Como fazer mingau de aveia
Ingredientes:
- 200ml de leite de amêndoas ou de coco;
- 2 colheres de sopa (30g) de aveia;
- 1 banana madura;
- 1/2 dose de whey protein sabor chocolate.
Modo de preparo:
- Misture o leite com a aveia e leve ao micro-ondas por 1 minuto;
- Adicione o whey e meia banana amassada;
- Na hora de servir, pique o restante da banana e coloque por cima do mingau;
- A adição de outras frutas, canela e amêndoas é opcional e totalmente saudável.
“Este mingau é recomendado para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde, pois aumenta a sensação de bem-estar. Além de preparar o organismo para um sono tranquilo à noite, uma vez que a serotonina se transforma em melatonina – o hormônio do sono”, revela Laís.
Por que incluir a aveia na dieta?
A aveia, base dessa receita, é a grande responsável pelos principais benefícios do prato. Com a ajuda da nutricionista Talitta Maciel, listamos cinco motivos para você colocar o alimento de vez no cardápio:
1. Mais energia e disposição
Por ser um carboidrato complexo, a aveia é digerida lentamente, liberando energia de forma gradual. Isso garante mais fôlego para as tarefas do dia e para os treinos. A presença de vitamina B também contribui para a sensação de disposição.
2. Controle do colesterol
As fibras solúveis formam uma camada viscosa no intestino, o que ajuda a reduzir a absorção do colesterol presente em outros alimentos. Segundo Talitta, a aveia é um dos grãos mais ricos nesse tipo de fibra.
3. Prevenção do diabetes
Com baixo índice glicêmico e rica em fibras, a aveia ajuda a evitar picos de glicose no sangue.
“As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Ou seja, isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido”, explica Talitta.
4. Aliada no emagrecimento
A digestão mais lenta prolonga a saciedade, evitando ataques de fome fora de hora. Isso, somado ao controle da glicemia, faz da aveia uma forte aliada no processo de perda de peso.
5. Intestino funcionando melhor
A betaglucana, fibra solúvel presente no grão, ajuda a regular o trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, o que facilita o funcionamento do intestino.
