Melhore na corrida ao praticar outras modalidades

Uma mudança de ares também pode te aprimorar na hora da corrida. Confira as modalidades que mais ajudam a melhorar o desempenho

Melhore na corrida praticando outras modalidades
Foto: Shutterstock

Quem corre sabe que o segredo para conquistar uma boa performance é treinar constantemente e sempre estabelecer novas metas e desafios. Mas praticar outros esportes, além de proporcionar uma mudança de ares, também pode ser útil para aprimorar o desempenho e até mesmo garantir que atleta corra menos riscos de sofrer lesões e desgastes.

Então, não deixe de correr, mas agregue outra modalidade na sua rotina de exercícios. Veja as principais alternativas!

Ciclismo
Os dois esportes exigem boa capacidade cardiorrespiratória e resistência nos membros inferiores. Além disso, substituir alguns treinos de corrida pela pedalada pode poupar os joelhos do impacto excessivo. Como a força exigida para deslocação é diferente entre as modalidades (a bike exige mais esforço), fazer um treino intenso nos dias de pedal pode aprimorar a capacidade cardiorrespiratória do atleta o deixando mais resistente para a corrida.

Futebol
O futebol, por ser dinâmico e aeróbico, também pode trazer benefícios ao corredor. A mudança de movimentos durante a atividade (tiros de corrida e pausas bruscas) é como um treino intervalado que aprimora a velocidade do atleta. Praticar embaixadinhas em uma cama elástica também é um eficiente exercício para fortalecer as pernas, principalmente os joelhos. Além disso, o futebol é um esporte em equipe, ideal para quem deseja mudar os ares da individualidade da corrida.

Natação
Nadar é uma excelente forma de exercitar a capacidade cardiorrespiratória. Os músculos e articulações também são trabalhados, trazendo alívio e diminuindo o risco de lesões durante a corrida. O impacto também passa a ser menor, gerando mais conforto ao atleta. Nadar é uma eficiente forma de recuperação após provas de corrida de longas distâncias.

Surfe
O esporte é ideal para desenvolver equilíbrio e resistência. Os exercícios que fazem parte do surfe fortalecem a cadeia de movimentos responsáveis pela propulsão durante a corrida e força o atleta a estabilizar a região do tronco.

Muay Thai
A luta envolve chutes e movimentos de defesa, ideais para fortalecer os flexores do quadril e controlar o corpo em movimento. Além de agilidade, flexibilidade e condicionamento físico (qualidades essenciais para o corredor), o esporte também é excelente para queimar calorias e definir o corpo.

Slack Line
Com movimentos radicais e saltos em cima de uma faixa de 5 cm de largura, o esporte é a opção perfeita para quem procura trabalhar equilíbrio e concentração. Barato e podendo ser praticado em praticamente qualquer lugar, o slack line exercita as penas, abdômen e ombros. O corredor que deseja sentir-se mais centrado e com uma maior capacidade de equilíbrio e controle do corpo pode apostar na atividade.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você