Resumidamente, o sono é a ausência de atividades corporais, tempo essencial para a recuperação do corpo e da mente. Ainda assim, há dúvida, por exemplo: mulheres precisam dormir mais do que os homens?
Veja se mulheres precisam mais do que os homens
Pesquisas indicam que as mulheres dormem de 15 a 30 minutos a mais do que os homens por noite em média. Isso não significa que um sono de uma mulher seja sempre de melhor qualidade. As mulheres lidam com mais interrupções no sono, exemplos: insônia, apneia do sono e despertares frequentes.
Há outros estudos que apontam que as mulheres têm sono mais leve e passam mais tempo na fase 1 do sono, que é o tempo “raso” em comparação com os homens, o que tendem a ter um sono profundo e contínuo.
Outra explicação para essa necessidade maior de sono nas mulheres está relacionada à complexidade cognitiva de suas atividades diárias. A pesquisa da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, alegou que as mulheres usam mais certas regiões do cérebro ao longo do dia, que muitas vezes realizam múltiplas tarefas simultâneas. Isso exige recuperação cerebral a mais durante o sono.
Detalhe que outro fator importante é a flutuação hormonal. O ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa têm um impacto direto sobre a qualidade e a quantidade de sono das mulheres.
Palavra final
“Isso reforça a importância de entender as necessidades individuais e buscar práticas que promovam um sono reparador. Se você está enfrentando dificuldades para dormir, é fundamental procurar orientação médica para identificar as causas subjacentes e adotar estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida”, terminou o médico especializado em Medicina Integrativa Dr. Francisco Saracuza.