Treinos

Musculação em pleno 2023: os erros que você precisa evitar

Esses conselhos são importantes tanto para os experientes quanto aos iniciantes

Musculação - Shutterstock

Seja no processo de hipertrofia ou na hora de deixar o corpo sarado, a musculação sempre permite novas descobertas para manter os seus aficionados por dentro. Nesse sentido, haverá logo na sequência cinco coisas que você pode ter aprendido errado na musculação.

Os cinco erros

1 – Exageros calóricos

Não adote extremos na hora de elaborar um plano alimentar, ou seja, o equilíbrio é o fator preponderante para lhe manter na busca dos seus objetivos. O exagero calórico sequer é cogitado em qualquer situação.

“Diversos alunos em uma dieta de ganho de peso sem fazer contagem jogam a caloria o mais alto possível e quando vão perder peso jogam a caloria o mais baixo possível. Em nenhum caso nós devemos fazer isso, sempre devemos ter um controle calórico para que não aconteça exageros”, afirma Leandro Twin.

2 – Conciliação de outras atividades físicas

“Crossfit, futebol, artes marciais e com a musculação atrapalha o resultado? Não é verdade! Essas outras atividades podem melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório, sua sensibilidade, insulina e com isso melhorar os resultados na musculação. Apenas atente-se ao nutricional, porque quanto mais você se exercita mais você precisa cuidar da recuperação”, esclarece.

3 – Um bom treinamento de peito tem que ter supino reto barra ou um bom treinamento de perna tem que ter agachamento livre

Lida com alguma limitação para poder trabalhar o exercício no supino? Fique tranquilo caso você se enquadra nessa situação. Existem outras atividades para compensarem esse trabalho nessa região do corpo.

“São exercícios fantásticos e que sempre que há possibilidade deve estar presente nos treinos. Porém, tenho alunos que possuem limitações e não conseguem fazer esses exercícios, o que não há problema nenhum pois podemos recrutar essas regiões com outros exercícios. Caso você também não goste desses exercícios, compensa muito mais trocar do que se propor a fazer, porém fazer mal feito”, pontua.

4 – Alongamento tira a força?

“Não é verdade! Foi uma má interpretação de um estudo que analisou uma sessão de alongamentos muito forte seguido do treinamento. Qualquer coisa que você fizer com muita intensidade antes do seu treino pode diminuir sua performance, agora, um simples alongamento não”, adverte Twin.

5 – Misturar carboidratos e gorduras faz com que o carboidrato ative a insulina e absorva a gordura que você ingeriu? Promovendo ganho de peso?

Essa substância formada principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio parece que é a vilã de quem cumpre a vida fitness com regularidade. Mais um tópico que é desmistificado por Twin junto com uma sugestão.

“Não é verdade! As próprias gorduras liberam insulina em uma quantidade menor, o que te faz engordar é o saldo calórico extremamente positivo. Portanto, você pode misturar carboidrato e gordura, inclusive é uma boa estratégia porque a gordura abaixam o índice glicêmico”, conclui.

Fonte: Leandro Twin

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Sair da versão mobile