Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Natação

Natação para idosos: professora explica os benefícios da prática

É mais um exercício físico que aumenta a capacidade dos órgãos com o fortalecimento das musculaturas

Natação para idosos
Natação para idosos - Shutterstock

A natação está entre os exercícios físicos mais completos devido ao movimento de grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oficialmente existem quatro tipos de nado: crawl, costas, peito e borboleta. A diferença é que o estilo medley ocorre em torneios que juntam os quatro modelos em única prova. Além desses padrões, a prática desse esporte é sugerida para idosos.

Antes de mais nada, o que fazer quando um idoso sedentário manifesta o interesse pela natação?

“Se o idoso era completamente sedentário e nunca teve contato com a natação, acredito que esse seja um esporte menos adequado, pois envolve muitas adaptações, ambiente inseguro e que costuma gerar sensação de medo nos idosos que nunca praticaram”, disse com exclusividade para o Sport Life a gestora da Cia Athletica da unidade Recife, Carla Trigueiro.

“Se o idoso já era praticante de alguma atividade, serão adaptações das habilidades aquáticas básicas dos programas de natação: adaptação ao meio aquático, o equilíbrio, incluindo a flutuação e as rotações; a propulsão, onde se integram os deslocamentos e o trabalho de respiração”, acrescentou Carla.

Portanto, a sugestão da Carla se baseia em um idoso que teve algum contato com a natação ou qualquer outro esporte. Assim como uma criança, uma pessoa da terceira idade que nunca “pegou uma onda” vai lidar com o medo antes de “se jogar na água” pela primeira vez e pode ser perigoso.

Os benefícios da prática da natação para idosos

“A natação proporciona diversos benefícios aos idosos desde o efeito relaxante por minimizar os impactos nas principais articulações, auxilia no equilíbrio e no retorno venoso melhora a circulação. O idoso praticante de natação tem melhora nas vias respiratórias, trabalha a musculatura global com o estímulo resistido, que auxilia na aquisição de habilidades motoras e capacidades físicas tais como resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora (destreza)”, destacou Trigueiro.

Essa profissional ainda citou em contato com a reportagem que o tempo de treino varia de 45 até 60 minutos como outra tarefa bem orientada. Além disso, deve se considerar a realização e compreensão das tarefas propostas, o descanso planejado e a socialização como partes importantes da aula.

“Recomendações de praxe, como evitar ambientes escorregadios e inseguros, estar atento a bordas ou quinas danificadas para evitar cortes, bem como enxugar os pés e entre os dedos no término da sessão. Acredito que esse quesito seja muito particular de uma boa orientação nutricional, mas deve manter uma boa hidratação durante toda a sessão de treino”, disse.

Palavra final

“Temos observado o surgimento de pesquisas que apontam que a natação pode fornecer estímulos únicos para o cérebro, ajudando a preservar a memória, reparar danos causados pelo estresse e construir novas conexões nas áreas relacionadas ao aprendizado, inclusive em cérebros adultos”, concluiu a diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques.

Dados

Essas declarações da Carla coincidem com atual momento do Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o país atualmente se consolida como população adulta. Cuja maior parte da população tem de 20 a 59 anos, e até 2050 deve se tornar predominantemente idosa.

Profissionalmente, as mulheres dominam o cenário da modalidade nacional. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou em 2019 que contabilizou 10.535 nadadores federados. Registros que apontam o percentual de 40% de mulheres e 60% de homens.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão