A Copa Brasil de Corrida de Montanha chega como a maior competição oficial da América do Sul, com oito etapas em seis estados e chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). E a primeira prova já é dia 15/3, em Cunha, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Passando por propriedades rurais na bela cidade, terá percursos de 8, 12 e 21 km. “Vai ser uma prova com muitos obstáculos naturais e desafios.
+ Confira o calendário completo de provas em março
O trajeto passa 10% dentro da cidade, em pontos históricos e turísticos, mais isso não significa que essa parte será fácil, são ruas de terra batida e asfalto, com aclives e declives assustadores. Outros 90% serão em estradas rurais, trilhas usadas pelos motoqueiros e outras que criamos. Não as subestime, é importante estar bem preparado. Mas se for iniciante, curta o visual, no seu ritmo”, sugere o organizador da prova, Naval Freitas, diretor técnico da Ritmo Certo.
Cunha fica numa região conhecida como Mar de Morros, repleta de montanhas com altitudes que variam de 760 a 1840 metros, prometendo ‘moer’ as pernas dos corredores. A cidade está ligada à vizinha Paraty (RJ) pela antiga Estrada Real, que escoava o ouro de Minas Gerais, e oferece variedade de hotelaria e ótima gastronomia. Também tem como atrativo as cerâmicas.
As próximas etapas da Copa Brasil serão em Rio Quente (GO), dia 5/4, e Brumadinho (MG) dia 17/5. Outras notícias e inscrições em www.brasilcorremontanha.com.br