Depois de um dia de exageros com comida ou bebida, é comum sentir o corpo pesado, a barriga estufada e até mesmo certo desconforto. Esse inchaço acontece porque o organismo tende a reter líquidos e sofre com a sobrecarga da digestão. O excesso de sal, açúcar, álcool e alimentos ultraprocessados intensifica esse efeito, deixando a sensação de mal-estar ainda mais evidente.
A boa notícia é que existem maneiras simples de aliviar o problema. A nutricionista Jéssica de Freitas reuniu cinco orientações práticas que ajudam a reduzir o inchaço e a recuperar o equilíbrio:
1. Hidrate-se
A água é o recurso natural mais eficiente contra a retenção de líquidos. De acordo com a especialista, é essencial consumir mais de 2,5 litros por dia.
2. Aposte nos chás
Os chás podem ser grandes aliados na hora de diminuir esse inchaço. “Invista em chás diuréticos. Cerca de 500ml a 1L de água por dia. Exemplos de ervas diuréticas: carqueja, chá-verde, hibisco, dente-de-leão, salsinha e gengibre com canela”, indicou Jéssica.
3. Movimente o corpo
Atividade física também é aliada nesse processo. Não importa o tipo de exercício, o importante é manter o corpo ativo. “Faça exercícios físicos por pelo menos quatro vezes na semana”, sugeriu.
4. Priorize alimentos de verdade
Uma dieta rica em nutrientes ajuda a equilibrar o organismo. “Tenha uma alimentação natural, colorida e saudável com frutas, legumes, verduras, fibras, sementes e gorduras boas. Preze pela comida de verdade, que vem da natureza”, comentou a nutricionista.
5. Invista em alimentos anti-inflamatórios
Existem diversos alimentos anti-inflamatórios que podem ajudar nesse momento. “Com consumo de frutas, legumes, verduras, castanhas, abacate, chia, linhaça, sementes, peixe, carnes magras, cúrcuma, gengibre, canela, 100% de cacau, própolis, frutas vermelhas e açaí puro sem açúcar”, concluiu Jéssica de Freitas.
Com essas dicas, você vai conseguir diminuir o inchaço o desconforto que ele traz!
