A dieta cetogênica é reconhecida pelo descarte da maioria de carboidratos e pela valorização das proteínas e gorduras boas. Além desses detalhes, as frutas também ganham ênfase nessa proposta e na sequência a nutricionista da Soldiers Nutrition, Gabriela Gavioli, vai sugerir quatro frutas para dieta cetogênica em entrevista exclusiva para o Sport Life.
O quarteto de frutas para dieta cetogênica
Abacate
É excelente devido ao seu baixo teor de carboidratos e alto teor de gorduras saudáveis. O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, ajuda a fornecer energia sustentável e manter a saciedade. É uma boa fonte de fibras e potássio, o que contribui para a saúde cardiovascular e a regulação da pressão arterial.
Framboesa
Contêm antioxidantes e fibras, o que ajuda a melhorar a digestão e a combater inflamações. Seu baixo índice glicêmico também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Morango
Uma boa opção para a dieta cetogênica quando consumido com moderação. Rico em vitamina C e antioxidantes, que promovem a saúde da pele e o fortalecimento do sistema imunológico. Também são ricos em fibras, que auxiliam na digestão e na sensação de saciedade.
Amora
A amora é semelhante a framboesa, baixa em carboidratos, excelente fonte de fibras e antioxidantes, que ajuda a proteger o corpo contra danos celulares e a melhorar a saúde digestiva. Além disso, ajuda a regular o açúcar no sangue devido ao seu baixo índice glicêmico.
Palavra final
Está afim de aplicar esse tipo de plano alimentar no seu dia a dia? Legal! Não se esqueça de um especialista, profissional que vai o orientar para impedir danos sérios para a sua saúde. “Incorporar essas frutas na dieta cetogênica pode oferecer uma variedade de nutrientes essenciais enquanto mantém o consumo de carboidratos dentro dos limites adequados para manter a cetose”, concluiu Gabriela Gavioli.