O vencedor da Maratona de Boston de 2015, Lelisa Desisa, completou a prova em duas horas, nove minutos e 17 segundos – um tempo incrível. Em comparação, o último lugar foi de Maickel Melamed, que levou nada menos do que vinte horas para percorrer os 42 quilômetros, cruzando a linha de chegada um pouco antes das cinco da manhã, quase um dia após o início da competição.
+ Histórias de pessoas que mudaram de vida com a corrida
Mas não se engane: mesmo em último lugar, Maickel é um verdadeiro campeão. Aos 39 anos, o venezuelano vítima de distrofia muscular, doença que enfraquece os músculos responsáveis pelo controle dos movimentos e pode atingir os órgãos, foi acompanhado ao longo de sua jornada por um fotógrafo e repórteres da mídia local de Boston que registraram seus passos e sua história inspiradora.
Acompanhado por uma equipe médica e enfrentando a chuva e o frio da madrugada, Maickel lentamente progredia e ao mesmo tempo compartilhava a trajetória em sua conta no Twitter. Perto de finalmente finalizar a prova, ele agradeceu a todos pelo apoio.
Merecidamente, o atleta recebeu do prefeito de Boston, Marty Walsh, uma medalha de honra ao mérito. O venezuelano também disse aos repórteres que a Maratona de Boston tem um significado especial para ele, já que esta é a cidade em que ele iniciou o tratamento para sua doença.
Em entrevista à mídia local, um de seus amigos afirmou que para o povo venezuelano, Maickel é como um símbolo de esperança, uma inspiração para a realização de qualquer sonho.
Alguém duvida?