Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Os benefícios dos leites vegetais

Nutritivos e saborosos, são alternativas para quem tem intolerância à lactose ou deseja diminuir o consumo de proteína animal

Leites vegetais
Foto: Thinkstock
[PAGE TITLE]

Você certamente já ouviu falar nas famosas dietas sem lactose, nas quais o leite de vaca e seus derivados são completamente excluídos da alimentação. E seja por intolerância alimentar ou pelo objetivo de perder peso, muitas pessoas têm substituído o leite comum pelos leites vegetais. Além da rápida absorção de nutrientes e de sua função antioxidante, que proporcionam a sensação de saciedade e energia ao corpo, os leites vegetais também são ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como “gorduras do bem”.

Assim como o leite de vaca, os leites vegetais também possuem micronutruentes, porém suas proteínas são menos alergênicas, o que garante uma digestão melhor e mais rápida. E para quem se preocupa com a obtenção de cálcio, abundante no leite animal e essencial na alimentação, a nutricionista Isabella Vorcaro explica que alimentos como brócolis, couve, repolho, espinafre, gergelim e queijo de soja podem ser incluídos na dieta para suprir as necessidades do mineral.

O leite de vaca está entre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, mas o que muita gente não sabe é que a reação às suas proteínas pode provocar a intolerância à lactose, até mesmo em pequena escala. Diarréia, dores abdominais, cólicas, refluxo, reações alérgicas na pele e até mesmo dificuldade em perder peso são alguns dos sintomas da alergia, e essa é a grande razão de cada vez mais dietas excluírem a lactose. Mesmo fraca, qualquer reação à proteína do leite pode dificultar a absorção de nutrientes e a digestão.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os leites vegetais podem ser consumidos por qualquer pessoa e substitutos em receitas, mas cuidado: embora sejam de rápida absorção, também são calóricos e ricos em gorduras que, mesmo boas, também podem engordar. “Moderação é sempre a chave da saúde”, ressalta a nutricionista.

Confira os benefícios e receitas de alguns dos principais leites vegetais:

[galeria id=12]

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nutritivos e gostosos, os leites vegetais são recomendados a todos que desejam diminuir o consumo de proteína animal. Eles podem ser tomados puros ou adoçados com mel, açúcar, mascavo ou agave. “Vale  inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser usados na preparação de shakes, smoothies, mousses e bolos”, recomenda a nutricionista.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Mindfulness é fundamental para garantir um bom rendimento na atividade física

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Suplementos alimentares podem auxiliar a conquista dos seus objetivos, mas, nem sempre, são necessários