Abandonar os treinos nas férias pode afetar o condicionamento físico

Veja dicas para afastar a preguiça e continuar ativo mesmo nas férias

parar de treinar nas férias
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Parar de treinar nas férias é muito comum, afinal é um momento de descanso e pausa para as atividade recorrentes. Porém, essa atitude pode atrapalhar o condicionamento físico, que demora muito mais tempo para ser construído do que destruído.

Segundo treinador físico e professor da Companhia Athletica Ribeirão Preto Jairo Lucheta, a velocidade do “destreinamento” chega a ser três vezes maior do que a de construir o condicionamento do corpo durante a prática de atividades físicas.

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De acordo com o profissional, uma semana sem treinamento equivale a duas ou até três semanas de treino. Essa medida varia dependendo do organismo de cada pessoa. Para quem treina intensamente, um descanso pequeno até pode ser benéfico, mas para a maioria das pessoas a falta de treino só piora o condicionamento físico.

“Se você fica muito tempo parado, você pode voltar ao ponto inicial de quando começou a treinar. A pausa prolongada afeta o rendimento sobre a resistência aeróbia e a força muscular”, explica o professor. E sugere: “Mesmo nas férias, mantenha pelo menos 20 minutos diários de atividade física”.

A maior inimiga de quem quer praticar exercícios físicos durante é a preguiça. E, por isso, Jairo separou algumas dicas para não parar de treinar nas férias, confira!

Dicas para não parar de treinar nas férias:

Inspire-se em alguém

Antes de parar de fazer os exercícios físicos, lembre-se que você acrescentou isso à sua rotina por algum objetivo. Então, deixe perto de você, ou salvo no seu celular, uma foto de corpo inteiro de uma pessoa que você admira e queira ter o corpo igual.

Crie metas reais

Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas.

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Exercite-se com prazer

Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos. Mas, se após duas semanas ela continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem.

Não perca tudo que você já conquistou

Analise bem todo o seu esforço para conseguir alcançar o corpo ideal e saudável. Vale a pena abandonar todo o resultado alcançado? Mantenha o foco no seu objetivo e continue praticando as atividades físicas nas férias, afinal as férias acabam, mas o seu organismo vai continuar com você.

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