Um treinamento com pesos livres é aquele que não depende de máquinas e equipamentos mais elaborados para ser realizado. Ele pode ser feito apenas com halteres, barras e anilhas. E, se você tiver criatividade, pode usar até mesmo o peso do próprio corpo para intensificar os estímulos e acelerar os resultados.
Treinar com pesos livres, ou somente com o próprio corpo, pode ser uma boa alternativa para aqueles dias em que não dá vontade de ir para a academia. Ou, por exemplo, quando estamos viajando e não temos acesso à uma sala equipada de musculação.
“Esse treino é muito indicado para quem não gosta de musculação e para quem não quer quebrar a rotina de exercícios porque não conseguiu ir até a academia”, conta o educador físico Fabyo Ferreira Gomes, da Bodytech Brasília. Confira os cinco exercícios com pesos livres, ou somente o corpo, que o especialista separou:
1- Agachamento com halteres
“Agache segurando um halter em cada mão, sempre com a coluna reta, mantendo ombros alinhados e joelhos flexionados em ângulo de 90º. Em casa, há quem substitua os halteres por outros objetos, como alimentos embalados e garrafas d’água. Mas, é importante o cuidado ao manusear qualquer peso para não sobrecarregar as articulações das mãos, por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional”, explica Fabyo.
2- Flexão de braço
“Deitado no chão, com o abdômen voltado para baixo, mantenha as mãos apoiadas no solo e alinhadas aos ombros. Porém, afastadas em uma largura maior que a dos ombros. Suba o corpo estendendo os cotovelos e mantendo as costas retas e o tronco alinhado. Retorne flexionando os cotovelos, mantendo somente as mãos encostadas no chão”, ensina.
3- Agachamento sumô
“Deixe os pés afastados em uma distância um pouco maior que a largura dos ombros e a ponta dos pés voltada para fora, no ângulo de 45º. Agache afundando os quadris até as coxas ficarem paralelas ao chão. Não se esqueça de deixar as costas retas e volte à posição inicial”, diz o treinador.
4- Avanço com passada
“Leve um pé à frente e flexione o joelho em um ângulo de 90º. Apesar de simples, esse exercício exige a atenção de não despencar o peso do corpo a ponto de o joelho bater no chão. Além de manter ele sempre alinhado à ponta do pé”, recomenda.
5-Burpee
“É uma flexão com salto. Apoie as mãos no chão, impulsione as pernas para trás, simulando uma prancha. Depois, flexione as pernas para frente e impulsione o corpo para cima. Antes de saltar, a mão deve ficar colada ao chão. Sempre repetindo o movimento: pernas para trás, pernas para frente e salto”, finaliza Fabyo.