Pilates emagrece? Desvendamos 7 benefícios da modalidade

Especialista revela como a atividade física pode auxiliar na saúde e no bem-estar

Pilates emagrece?
Pilates emagrece? / Foto: Shutterstock

Se você busca algum tipo de exercício para praticar e melhorar a saúde, é possível que já tenha se questionado se o pilates emagrece. E a resposta é: sim. Mas, depende. Afinal, para que o seu corpo entre em processo de perda de gordura é necessário obter um déficit calórico – gastar mais energia do que se consome.

Para isso, é necessário consumir alimentos saudáveis e realizar exercícios regularmente, pois eles vão ajudar a acelerar o processo de emagrecimento. E a boa notícia é que toda atividade física tem o poder de aumentar o gasto calórico. Portanto, podemos dizer que o pilates emagrece sim. No entanto, é necessário manter uma dieta equilibrada e bem estruturada para alcançar os seus objetivos.

Além de consumir calorias, o pilates também pode proporcionar diversas vantagens para a saúde e o bem-estar de quem o pratica. “Regula a pressão arterial, diminui os riscos de problemas cardíacos, fortalece os músculos e melhora o condicionamento mental. As aulas são dinâmicas e podem ser feitas tanto em aparelhos quanto no solo”, revela a instrutora Sheila Dionísio.

Por isso, com o auxílio da especialista, separamos sete benefícios relevantes que a prática do pilates pode proporcionar. Confira:

  1. Pilates emagrece. Além de aumentar o gasto calórico – como qualquer outra atividade física – a prática mais intensa do pilates ainda pode recrutar a musculatura do corpo e potencializar esse efeito.
  2. Alivia dores articulares e musculares. O pilates trabalha alongamento e força, melhorando a postura e outros problemas.
  3. Favorece a elasticidade. Os exercícios desse método também trabalham a flexibilidade do corpo.
  4. Reduz estresse e ansiedade. Por ter exercícios de respiração que exigem muita concentração, o pilates também fortalece a saúde mental.
  5. Aumenta a coordenação motora. A prática desenvolve o equilíbrio e outras funções motoras.
  6. Melhora a respiração. A aula exige grande concentração durante os exercícios respiratórios e ativação do abdômen.
  7. Alonga os tecidos musculares. Os músculos trabalham constantemente durante o pilates. Além da contração, eles também são ativados durante as técnicas de alongamento.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você