Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Pode comer mamão todos os dias? Nutricionista esclarece

É o tipo de fruta conhecida pela melhora do sistema digestivo

Comer mamão todos os dias
Comer mamão todos os dias - Shutterstock

O mamão é o fruto do mamoeiro, pertence a espécie Carica papaya L e foi encontrado pelos espanhóis no sul do México e em outras áreas da América Central. Sem nenhuma confirmação, acredita-se que o mamão foi trazido ao Brasil no ano de 1587. É mais uma fruta que se adaptou ao clima brasileiro, mas que gera dúvida para o seu consumidor, exemplo: pode comer mamão todos os dias?

Dá match comer mamão todos os dias!

“Sim. Previne o envelhecimento precoce devido a presença de antioxidantes do grupo dos carotenoides como o licopeno. Ajuda a fazer uma limpeza natural do seu intestino elaborando seu funcionamento, podendo engolir algumas sementes que são ricas em fibra e um anti-inflamatório natural devido a presença dos carotenoides. Auxilia no trajeto da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, excelente para pele e cabelo já que tem vitamina C, licopeno, vitamina A e protege a visão de degeneração devido a presença de betacaroteno”, garantiu com exclusividade para o Sport Life a nutricionista Renata Branco.

Dessa maneira, o consumo de mamão se encaixa em qualquer hora do dia e, também, depende de um planejamento alimentar, da quantidade e do complemento que pretende colocar. Ainda assim, Renata citou uma vantagem dessa ingestão no início do dia.

“O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas. Interessa também como sobremesa do almoço devido a ação da enzima melhorando a digestão e auxiliando no melhor funcionamento do intestino”, complementou a nutricionista.

As demais recomendações para os amantes do mamão

Branco indica a ingestão de 1/2 mamão papaya por dia. Contudo, existem ponderações para quem cumpre dieta low carb ou cetogênica, modelos alimentares, que talvez não sejam os adequados a consumi-lo todos os dias.

“Talvez dias alternados. Vai depender da combinação da dieta, por exemplo: quanto vai comer de carboidrato por dia, em que fase está da dieta e a combinação dos alimentos”, justificou a profissional.

Se um consumidor fiel de mamão é esportista, tanto faz a hora que vai comer, isto é, dá para “devorar” tanto antes quanto depois do treino. “É uma fruta rica em vitaminas, minerais, carboidrato que auxilia no fornecimento de energia durante o treino e na reposição de energia pós treino”, enfatizou.

O funcionamento adequado do intestino, riqueza em antioxidantes para auxiliar na redução do colesterol e proteção cardiovascular são os principais benefícios do mamão. Porém, tudo em excesso faz mal e os apaixonados por esse fruto precisam de atenção neste detalhe.

“O excesso de mamão pode causar carotenemia devido ao excesso de ingestão do betacaroteno. Que tem em frutas e legumes de coloração laranja, o que deixa a pele com a pigmentação amarelada”, concluiu a nutricionista Renata Branco.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fisiculturismo

Seu guia completo para não perder nenhum detalhe da competição durante todos os dias

Saúde

São produtos que ganham ênfase diariamente

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Fisiculturismo

Veja a maior competição de fisiculturismo do mundo sem sair de casa

Emagrecimento

É um conjunto de dicas que facilita a conquista desse objetivo

Fisiculturismo

Evento é considerado a "Copa do Mundo do Fisiculturismo"

Advertisement

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Seu guia completo para não perder nenhum detalhe da competição durante todos os dias

Saúde

São produtos que ganham ênfase diariamente

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Fisiculturismo

Veja a maior competição de fisiculturismo do mundo sem sair de casa