Há pessoas que não se importam com um lugar, mas que fazem questão de manter a maquiagem em dia, não é mesmo? A diferença é que esse procedimento não se encaixa em certos ambientes. É o que aponta um estudo publicado em março no Journal of Cosmetic Dermatology. Cuja tese diz que o aeróbico com maquiagem faz mal para pele.
Aeróbico com maquiagem pode ser perigoso
Os pesquisadores monitoraram as mudanças provocadas pelos exercícios na pele de 43 estudantes. Sendo 23 mulheres e 20 homens com idades entre 23 e 26 anos. Antes do início de um exercício, cada um dos participantes recebeu a aplicação de uma base na testa e na maçã do rosto. As áreas correspondentes do outro lado não receberam produtos.
Com a base feita, os envolvidos correram na esteira por 20 minutos, tempo em que esses cientistas avaliaram o antes e depois da pele no exercício. E detectaram aumento nos níveis de hidratação e elasticidade em todas as áreas, mas maior nas áreas maquiadas.
E os poros que aumentaram de tamanho na pele sem maquiagem não sentiram mudanças bruscas nas partes maquiadas. Por isso, esses estudiosos concluíram que o ideal é não utilizar maquiagem para se exercitar e indicaram outros experimentos para entender o impacto de outras maquiagens nos exercícios.
A palavra da especialista
“O uso de maquiagem durante o treino pode favorecer problemas de pele devido ao acúmulo de suor e sebo causado pela obstrução dos poros. É o mesmo motivo pelo qual recomendamos remover a maquiagem antes de ir para a cama”, explicou a dermatologista Dra. Claudia Marçal.
Profissional que ainda assim deixou mais uma dica para quem quer manter o visual impecável. “Por exemplo: caso você treine depois do trabalho e já esteja com maquiagem, é recomendado usar um demaquilante ou água micelar para remover o produto e permitir que a pele respire de maneira adequada”, concluiu.