Primavera chegou! Conheça os alimentos saudáveis da estação

Nutricionista indica o que comer para manter a boa forma na época mais bonita do ano

primavera
Foto: Shutterstock

A primavera é, para muitos, a melhor época do ano. Na maioria das vezes, saímos do frio do inverno para mergulhar em ondas mais suaves de calor, com o ar ameno e a vista colorida. Mesmo em grandes cidades, onde o concreto praticamente toma conta da paisagem, é possível ver pequenas demonstrações de beleza da natureza em algumas árvores mais floridas e no céu mais límpido.

Um ótimo incentivo para sair do sedentarismo e começar a praticar alguma atividade física ao ar livre. Bom para mudar o estilo de vida e estabelecer hábitos mais saudáveis. Atitudes que, em conjunto, podem melhorar a saúde, fortalecer a imunidade e até mesmo favorecer o emagrecimento e a boa forma.

Mas, para que tudo dê certo, é preciso também investir em uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes funcionais e saudáveis. Pensando nisso, a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo, listou os principais alimentos naturais que encontramos durante a primavera. Confira:

Rúcula e Alface Romana

As folhas verdes, em geral, são muito comuns durante a primavera. E, de acordo com a nutricionista, são ricas em vitaminas, fibras e ácido fólico. Substâncias que, além de hidratarem o corpo, podem promover uma desintoxicação e reduzir processos inflamatórios.

Alcachofras

Mais uma opção que é facilmente encontrada durante essa época do ano. As alcachofras possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B e minerais. Para Stavro, são nutrientes importantes para o combate ao colesterol e para o bem-estar de mulheres grávidas.

Aspargos

Vegetal que costuma aparecer mais durante a primavera, o aspargo é uma boa fonte de vitamina K, substância “fundamental para a coagulação do sangue, saúde do coração e dos ossos. Bem como o cobre, selênio, vitaminas B e muitos outros nutrientes importantes”, conta a especialista.

Beterraba

Amada por uns, odiada por outros. A beterraba, assim como a primavera, não passa desapercebida por quase ninguém. De acordo com Stavro, ela também é rica em betaína, nutriente que aumenta a resistência e ajuda a promover desintoxicação.

Cenouras

A nutricionista classifica a cenoura como um alimento antienvelhecimento. Isso acontece por causa de nutrientes antioxidantes presentes em sua composição, além da vitamina A. Substâncias importantes para manter a saúde da pele, unhas e até mesmo dos cabelos.

Hortelã

Nada melhor do que um suco refrescante após uma corrida no parque, não é mesmo? Ainda mais quando estamos na primavera e o clima se demonstra favorável para isso. Adicionar algumas folhas de hortelã na dieta, além de refrescar, também pode aliviar sintomas de alergia sazonal e dores no estômago.

Morangos

O sabor único do morango faz dele uma das frutas mais populares e amadas de todas. Muito comum durante a primavera, ele também é rico em polifenóis e vai “apoiar a imunidade, renovação das células e muitas outras funções”, conta Stavro.

Cebolinhas

Um tempero simples e que pode dar muito sabor a outros alimentos saudáveis, como o arroz, por exemplo. Facilmente encontrado durante essa época do ano, a cebolinha, de acordo com a nutricionista, também auxilia na prevenção de doenças e na redução do estresse. Tudo isso, principalmente, por cauda dos flavonoides – substância presenta na composição do alimento.

Rabanetes

Atenção especial para quem tem problemas de retenção hídrica. Segundo Stavro, o rabanete pode ser considerado um diurético natural. E, além de colaborar para a saúde renal, consegue remover resíduos e toxinas do estômago e do fígado.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você