Mulheres ganham quadra de basquete personalizada por artistas

Coletivos feministas juntamente com a Nike revitalizaram o espaço para as “minas”

quadra de basquete
Foto: Divulgação

“A força é das minas”! Agora as mulheres podem aproveitar uma quadra de basquete reformada especialmente para elas. O espaço, localizado na Rua Major Sertório, 524 (Vila Buarque – SP), foi reformado por coletivos feministas juntamente com a Nike.

A marca revitalizou o espaço com o coletivo feminista Magic Minas, que conquistou da Prefeitura de São Paulo a preferência no uso do local. Na inauguração da quadra de basquete, realizada nesse sábado (13), aconteceram diversas atividades especiais envolvendo esporte, cultura e principalmente ações para reforçar o protagonismo da mulher.

quadra de basquete

Foto: Divulgação

O evento teve roda de conversa com a presença da atleta da WNBA Damiris Dantas; coletivos de arte e poesia; jogo amistoso de basquete feminino entre os times Magic Minas e Rachão das Minas; show do coletivo Slam das Minas; e encerramento com a DJ Mirian Alves, do coletivo TPM.

Essa quadra de basquete é o primeiro espaço público no Brasil conquistado e revitalizado pelo público feminino. Sua reinauguração foi feita após a intervenção artística do coletivo Efêmmera – uma rede de empreendedorismo e valorização do protagonismo feminino na cultura de rua.

quadra de basquete

Foto: Divulgação

O projeto de revitalização da Praça Rotary, assinado pelas artistas da Efêmmera, envolveu uma nova iluminação, associada a grafismos e palavras que conectam a força do basquete feminino, como fair-play, coletivo, parceria, superação e motivação. Para além da arte impactante, a nova quadra é reflexo de como as mulheres estão liderando mudanças no esporte e na arte.

A Praça Rotary transformou-se em um marco na história do basquete feminino após ter sido ocupada, em julho de 2017, por um grupo de mulheres que reivindicou um espaço público para a prática do esporte. A iniciativa, que contou com o apoio da ex-jogadora Magic Paula, transformou-se no Magic Minas e passou a se reunir todas as semanas na quadra para treinos e jogos de basquete.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você