Qual a diferença entre sal e sódio? Descubra os benefícios e cuidados com cada um!

Entenda melhor o que são e saiba como usá-los a seu favor!

sal e sódio
(Foto: Getty Images)

Muitas pessoas não sabem a diferença entre sal e sódio, por isso acreditam se tratar de um mesmo ingrediente. Isso acontece pelo nome dado ao sal de cozinha ou cloreto de sódio. Na verdade, o sódio é um mineral importante para o organismo, presente na transmissão de impulso nervoso e contração muscular – e é apenas um dos componentes do sal. Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, explica que indivíduos com queda de sódio (hiponatremia) apresentam sinais como fraqueza, apatia, náusea e vômitos.

O sódio também é necessário para a estabilização da pressão arterial, pois faz parte do equilíbrio hidroeletrolítico, impulso nervoso e contração muscular. “O consumo excessivo pode levar a hipertensão arterial em qualquer fase da vida. Se consumido na quantidade ideal, só irá trazer benefícios, sem prejuízos”, destaca a nutricionista.

No caso do sal, uma das suas principais funções é dar sabor aos alimentos. Sem contar com o fato de que colabora para o bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos das nossas células. Apesar dos benefícios, o consumo em excesso provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água. Consequentemente, o coração e os rins ficam sobrecarregados, causa principal da hipertensão.

Saiba os alimentos que contêm sal e sódio:

Gostou do conteúdo? Tenha acesso a mais matérias em nossa revista digital Sport Life, disponível nas bancas digitais – Go ReadNuvem do JornaleiroRevistariasBancah!Clube de Revistas. E não deixe de conhecer o Vida Leve, um programa de emagrecimento saudável que seu corpo e bolso agradecem.

 

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você