Qual o momento adequado para aposentar o tênis?

Não há, comprovadamente, uma relação entre o desgaste do calçado e o aumento do risco de lesões. Então, quando aposentar o tênis?

Existe o momento adequado para aposentar o tênis?
Foto: iStock.com/Getty Images)

Não há uma reposta exata que determina qual a hora certa de aposentar o tênis de corrida. No entanto, existem alguns bons indicativos que podem te ajudar.

Ter que trocar de calçado com uma frequência gera um impacto no bolso. Até porque, não adianta comprar qualquer tênis. É preciso escolher um de qualidade e que atenda às suas necessidades, como por exemplo, se encaixe melhor no seu tipo de pisada (pronada, supinada ou normal).

Apesar disso, a maioria dos especialistas indica que o tênis deve ser ‘aposentado’ quando atinge a marca de 500 km percorridos. Claro que esse não é um número exato e as condições em que se encontra o calçado também devem ser observadas.

Apesar de não haver um conceso, a maioria dos especialistas acredita que a utilização de um calçado muito desgastado aumenta as chances de lesão, porque o sistema de amortecimento já estaria comprometido.

“Infelizmente, não há dados que comprovem que um bom sistema de amortecimento ajude a evitar o risco de lesões”, diz Rodger Kram, pesquisadores de biomecânica da Universidade do Colorado (EUA).

Um exemplo disso é Ryan Hall, o primeiro corredor dos EUA a quebrar a barreira de uma hora na meia maratona. Ele sempre se gabava de que só aposentava seus calçados quando viravam um fiapo, algo que já não faz mais atualmente.

Por fim, mostramos um estudo feito em 2003 por pesquisadores dinamarqueses também chegou à mesma conclusão: não há uma relação clara entre a idade do tênis e o risco de lesão.

A vida útil do tênis também depende do peso do corredor e de onde se corre com eles. Se o atleta for leve, os calçados duram mais, assim como se os treinos são feitos na grama. Por isso, fica impossível encontrar um número mágico que aponta o momento ideal de deixar seu tênis de lado!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você