Connect with us

O que você está procurando?

Corrida de rua

Quatro dicas de preparação para São Silvestre

Veja como chegar pronto para a tradicional corrida paulistana no final do ano

Preparação para São Silvestre
Preparação para São Silvestre - Shutterstock

Fim de ano não se resume em festas ou especiais de filmes e concertos musicais, afinal, temos a São Silvestre também! A tradicional prova de atletismo é realizada na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro. E se você não quer fazer feio nessa é melhor se precaver. Dessa maneira, separamos quatro dicas de preparação para São Silvestre. Confira:

As quatro dicas de preparação para São Silvestre

Treinos constantes

“Sabemos que muitos não possuem o mínimo de preparação e se deixam levar pelo entusiasmo de amigos e colegas. Portanto, a preparação consiste em pelo menos antecipadamente de três a quatro meses, que se antecedem a corrida. O nosso organismo e nossa estrutura músculo-tendínea precisam estar adaptados a estes traumas, impactos da corrida em nosso corpo. Bem como o nosso coração a fim de evitarmos possíveis lesões durante o percurso em si e até mesmo um infarto agudo do miocárdio. Além da liberação médica para se realizar o exercício em si, planejamento para os trabalhos de força, flexibilidade e resistência física”, disse o personal trainer Cassio Lucca.

Intensidade

“Os treinos de caminhada e corrida constante, sendo esse a base para uma evolução segura. Esses aumentam e melhoram o seu condicionamento físico – o VO2 Máximo. Para que desta forma o seu coração possa estar capaz de sofrer menos estresse durante os 15 km. Sofre o menos possível, pois estará mais treinado, evita possível risco cardíaco. E deixa você apto a percorrer os tradicionais 15 km pelas ruas de São Paulo”, completou Cassio.

Cuidado com o coração

O cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Hélio Castello ressaltou o cuidado com a saúde cardiovascular, que afeta diretamente o rendimento do corredor. Antes da inscrição nesta prova, esse médico sugere que um corredor faça um check-up médico para avaliar saúde geral e cardiovascular, como exames de ecocardiograma, de sangue e teste ergométrico.

“É importante lembrar que o check-up médico e a avaliação da saúde são essenciais para evitar complicações, garantir um desempenho seguro e eficiente durante a corrida de longa distância. Além disso, é necessário estar atento a sintomas como cansaço excessivo, dor no peito, falta de ar e dor de cabeça após a atividade física, que podem indicar problemas cardíacos. A hidratação adequada também é fundamental durante a corrida, pois evita a desidratação, a perda de sais minerais e evita câimbras”, enfatizou.

Prevenção de lesões

O ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Gabriel Pecchia mencionou a dor muscular tardia, as contraturas musculares, tendinites e periostite, conhecida como canelite, inflamação na estrutura do osso chamado periósteo, que pode ocorrer por atividades de impacto repetitivas.

“Para prevenir as lesões, é importante fazer um aquecimento antes da corrida e um alongamento depois, respeitando os limites do corpo e evitando o excesso de treinamento. Também é recomendado fazer uma avaliação ortopédica antes de participar da prova para verificar se há alguma contraindicação ou risco para a saúde. As lesões ocorrem quando os limites individuais são ultrapassados e por isso a consciência dos próprios limites é essencial para reduzir o risco de se lesionar”, encerrou o Dr. Gabriel Pecchia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Oportunidade que serve até para estreitar a relação com seu amor

Nutrição

O esporte é a "ferramenta" indispensável para essa proposta

Treinos

Tudo vai de acordo com a adaptação de um sujeito

Nutrição

É o tipo de produto que é a "bola da vez" do mundo fitness

Fitness

A sua musculatura vai lhe agradecer por essa iniciativa

Saúde

É um conjunto de teses que se atenta aos detalhes

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Oportunidade que serve até para estreitar a relação com seu amor

Nutrição

O esporte é a "ferramenta" indispensável para essa proposta

Treinos

Tudo vai de acordo com a adaptação de um sujeito

Nutrição

É o tipo de produto que é a "bola da vez" do mundo fitness