Se não houver corantes, xaropes e demais aditivos, o açaí pode contribuir para boa saúde, como a melhora da saúde digestiva e efeitos antioxidantes. Além disso, esse fruto contribui indiretamente para o ganho de massa muscular conforme entrevista exclusiva do nutricionista da Integralmedica, Marcelo Carvalho, para o Sport Life.
A relação do açaí com o ganho de massa muscular
“Embora o açaí não seja um alimento diretamente responsável pelo ganho de massa muscular, a sua contribuição para a saúde antioxidante e hormonal pode auxiliar no processo de construção muscular e recuperação”, disse.
Marcelo adiantou na sequência que há estudos que mostram que uma melhor capacidade antioxidante pode levar a níveis mais elevados desses hormônios, o que são fundamentais para a construção muscular, recuperação e reparo dos músculos após o exercício.
Outro ponto destacado é que a dose diária de açaí para esse tipo de objetivo depende do contexto de uma dieta geral e das necessidades energéticas individuais.
“Uma porção de 100g de açaí contém cerca de 60 kcal. 100 e 200g por dia é apropriado dentro da recomendação de três a cinco porções de frutas diárias. Isso corresponde a aproximadamente duas porções da recomendação diária de frutas”, detalhou o profissional.
Os acompanhamentos do açaí para o ganho de massa muscular
“Recomenda-se adicionar fontes de proteína, como suplementos proteicos. Adicionar uma banana pode fornecer mais carboidratos e potássio. A aveia pode incrementar a quantidade de fibras e fornecer uma energia sustentada. O mel também pode ser uma boa adição para um toque de doce natural e um pouco mais de calorias”, confirmou.
Com quanto tempo ocorre o resultado?
“Construção muscular envolve fatores externos e internos. Externos que podemos controlar incluem a qualidade do treinamento físico, a ingestão total de energia e proteínas e o uso de suplementos, como a creatina. Além disso, o sono é fundamental para a recuperação muscular. Lembrando que esses hábitos impactam diretamente no perfil hormonal. Já os fatores internos, como a genética e a eficiência dos processos celulares de reparo e remodelamento muscular. O sucesso dependerá de uma abordagem integrada que considere todos esses fatores”, falou.
Palavra final
“O açaí pode ser uma parte saudável da sua dieta desde que seja combinado com outros alimentos de forma equilibrada, que respeita a quantidade ideal de nutrientes para promover o ganho de massa muscular”, concluiu Marcelo Carvalho.