Race Bootcamp: uma aula para correr mais

Com duração de 45 min a 1 h, o Race Bootcamp mistura treino funcional e treino intervalado na esteira. Testamos a modalidade e contamos os resultados!

race bootcamp
Foto: Divulgação

Como anda seu tempo? E o status dos seus objetivos? Confesso que, no meu caso, o ano começou bem atribulado e minha dedicação aos os treinos não está como deveria. Para tentar equilibrar a balança e continuar ganhando condicionamento – neste ano quero estrear nos 25 km da Mizuno Uphill Marathon – passei a frequentar as aulas de Race Bootcamp, que são ministradas na Bio Ritmo.

race bootcamp

Foto: Divulgação

“A Race Bootcamp mescla estímulos fortes de corrida na esteira com exercícios funcionais, que podem variar entre membros superiores (Upper Body), membros inferiores (Lower Body) ou o corpo todo (Full Body), dependendo do dia da semana que você fizer. Em todos eles há também um trabalho de core. É um excelente treino também para quem não gosta tanto da corrida, pois os estímulos são intensos e curtos durante, no máximo, 9 minutos por bloco”, explica Larissa Kussano, gerente de musculação da Bio Ritmo.

Nas primeiras tentativas, pensei em desistir, pois estava correndo pouco e a aula me deixava simplesmente exausta! Mas me dei uma chance e, a partir da quarta aula, comecei a me sentir muito bem. Notei, inclusive, uma melhora na minha resistência e no meu condicionamento. Dois meses depois, uma surpresa: meu pace havia baixado consideravelmente. Meu ritmo forte nunca foi abaixo dos 6’15”; agora, consigo me manter abaixo de 6’ sem grandes esforços.

Embora a aula seja oferecida apenas na Bio Ritmo, recomendo que você experimente a modalidade, pois é divertida e desafiadora. Para quem está na zona de conforto, como eu estava, é um ótimo aperitivo! Porém, é importante dizer que a aula é feita em uma sala com pouca iluminação e a 23 ºC de temperatura, o que faz você ficar suado (e cansado) mais rapidamente.

A professora Larissa Kussano esclareceu as principais dúvidas da modalidade para quem quer se aventurar no desafio:

1. A Race Bootcamp pode ser feita quantas vezes por semana?

O ideal são três vezes por semana, mas você tem a liberdade de fazer dias seguidos, alternar com um treino cárdio ou com a musculação, encaixar em outras prescrições… As possibilidades são inúmeras. Se a única atividade for a Race, dá para fazer 3 vezes por semana.

 

2. Ela pode ser feita no dia da musculação ou a aula conta como um treino completo?

A aula conta como um treino completo nos dias de Full Body. Contudo, é importante pensar no que está planejado para a semana de treino. Fazer um treino de cada (Full, Lower e Upper) é o suficiente para ter excelentes resultados.
Agora, se você fizer um treino Lower Body e não for treinar no dia seguinte ou fazer outro treino Race na semana, pode fazer a musculação para membros superiores, por exemplo. Lembre-se de que o treino é intenso. Se você ainda tiver disposição, fôlego ou resistência para fazer algo mais depois, pode ser que você não tenha chegado ao limite que deveria.

Você pode testar a modalidade gratuitamente em uma das unidades da Bio Ritmo. Basta solicitar o seu free pass pelo site: www.bioritmo.com.br.

Depois conte para nós o que achou da experiência!

 

VEJA TAMBÉM:

O que atrapalha seu emagrecimento? Faça o teste e descubra

5 aplicativos fitness para ter no celular

Conheça seus direitos! 6 dicas para evitar ciladas ao escolher sua academia

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você