Com o final do ano se aproximando, fica um pouco mais complicado manter a dieta, não é mesmo? Mas você sabia que é possível manter o peso e, até, continuar emagrecendo nesse período? Conheça as dicas de profissionais do esporte para aproveitar melhor as férias e se exercitar!
Beba água regularmente
Quanto maior a temperatura do ambiente, maior será a energia gasta pelo organismo para se resfriar. Nesse caso, a ingestão de água deve receber uma atenção especial. “Mantenha-se sempre hidratado, 200ml a cada 30 minutos de atividade, no mínimo”, explica o educador físico especializado em corridas de rua e Coach de Bem-estar e Saúde, Luiz de Argila Bernabeu.
Comece as atividades no final do ano
Se o indivíduo é sedentário e quer começar a fazer exercícios no final do ano, é importante procurar ajuda profissional. “Procure seu médico para saber se está apto para fazer exercícios nesse momento. Depois, você deve consultar um educador físico ou fisioterapeuta, se quiser fazer uma análise bem detalhada. Esses profissionais são capazes de preparar a melhor sequência de exercícios para você, na qual ele vai respeitar a condição climática, que é o calor”, lembra o educador físico especialista em fisiologia do exercício, Gilberto Cândido.
Se você ainda não pratica esportes, é recomendável que não inicie um programa nas férias sozinho. “No caso da pessoa que já é praticante, é interessante manter as mesmas características do treinamento no período de férias”, reforça o docente do curso de Educação Física, Roberto Gimenez.
Praia como aliada no final do ano
Para usar as características do final do ano a seu favor, aposte em exercícios ao ar livre: você pode fazer uma caminhada (com máscara facial) para conhecer a cidade ou, caso esteja melhor condicionado, fazer pequenas corridas, por exemplo. Alguns exercícios possuem, inclusive, a capacidade de aumentar a relação do indivíduo com o ambiente. “Se você estiver em uma praia, pode fazer caiaque, stand up paddle, alugar uma bicicleta para andar na orla ou conhecer a cidade”, lembra Ricardo Nakai, especialista em mudança de comportamento, desenvolvimento humano e educador físico. Para o profissional, fazer aula de surf pode ser uma maneira de realizar atividades físicas e se inserir na natureza de uma forma prazerosa. Confira, sempre, as restrições impostas em cada cidade por conta da pandemia de Covid-19!
Fim do ano, começo do dia
No verão, você consegue manter o seu metabolismo acelerado, além de estar inserido em um momento de relaxamento mental. Para Ricardo Nakai, uma boa aposta seria priorizar as primeiras horas do dia, quando o sol está mais baixo e a umidade está melhor, principalmente no final do ano, além de você estar descansado por ter acabado de acordar. Se isso não for possível, os exercícios também podem ser feitos no final do dia, mas o profissional indica a manhã como momento propício para essas atividades. “Eu sempre recomendo começar o dia fazendo o exercício pois você passa o dia todo tranquilo e relaxado em relação a isso”, completa Ricardo.
Roupa adequada
“Na medida do possível, as vestimentas devem ser leves e claras, em razão do calor. Para evitar lesões, é fundamental a escolha do calçado certo: macio o suficiente para evitar impacto excessivo sobre as articulações e rígido o suficiente para evitar entorses”, explica Roberto Gimenez.
Cuidado com os excessos no fim do ano
O que você come e a maneira como faz suas refeições podem interferir de forma negativa ou positiva na hora de se exercitar. “É importante tomar cuidado com o consumo excessivo de doce ou de gordura. Existem estudos que comprovam que alguns alimentos desse tipo, além de prejudicarem a recuperação de lesões, podem agravar o problema”, lembra o educador físico, especialista em bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento, Samir Barel.
Respeite seu corpo
Antes de iniciar uma atividade física visando, independente da época do ano, não só o emagrecimento, mas, também, o bem-estar, lembre-se de que ela deve ser prazerosa. “Se estiver muito desafiante ou trazendo algum transtorno, você deve sair dessa zona de desconforto. Isso, principalmente, para quem não é treinado ou está iniciando”, finaliza Gilberto.
Cuidado com o sol forte do final do ano
No final de ano, a incidência de raios UV aumenta consideravelmente. “É importante evitar horários críticos, como das 11h às 16h, que têm maior incidência do sol”, explica Samir Barel, educador físico, especialista em bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento.