Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Ceia para celíacos: cuidados ao celebrar o fim de ano

Se você é intolerante ao glúten, saiba o que evitar durante as comemorações

Mesa decorada e farta de alimentos para uma ceia para celíacos
(Imagem: Pexels.com)

Com as festas de fim de ano, é comum ver a mesa farta, o que é uma verdadeira tentação. Pratos saborosos, pães, frutas e doces enfeitam o jantar em família e enchem os olhos. Entretanto, algumas pessoas precisam tomar o devido cuidado pelo fato de possuírem alguma intolerância, como é o caso de quem não pode ingerir glúten. Por isso, é preciso pensar em uma ceia para celíacos que possa incluir quem sofre da doença nas festas de maneira que se alimente bem e se divirta.

É preciso estar atento a todos os produtos que possuem trigo, cevada e centeio em sua composição, uma vez que a farinha desses cereais é rica nessa proteína que pode gerar reações nos celíacos. Pães de trigo devem ser evitados, assim como os famosos panetones que são presença registrada nessa época. Biscoitos, pavês, bolos e demais sobremesas devem ser retirados do cardápio, exceto se forem feitos sem trigo.

Foto de prateleiras de supermercado com alimentos industrializados para a ceia para celíacos

(Imagem: Pexels.com)

Os alimentos industrializados podem ser um perigo para os celíacos, pois mesmo aqueles que não deveriam levar trigo em sua composição, como molhos prontos, achocolatados ou alimentos processados, podem conter glúten devido processos de produção na fábrica. Dessa forma, é preciso estar atento às embalagens que, por lei, devem informar se possuem a proteína.

Mas nem tudo está perdido: a ceia para os celíacos pode ser muito saborosa e farta. Existem  alternativas que podem ser usadas na hora de substituir esses ingredientes, por exemplo, farinha de milho, de arroz e de mandioca estão livres de glúten. Além disso, alguns supermercados contam com uma seção de alimentos para dietas restritivas. Nelas, é possível encontrar variações de produtos comuns em versão diet, light, sem açúcar e especial para celíacos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Gostou das dicas dos cuidados da ceia para celíacos? Aproveite e conheça o Viva Leve, um programa de emagrecimento saudável que seu corpo e bolso agradecem.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O glúten, proteína responsável por desencadear a doença celíaca, está presente em diversos cereais e alimentos além do trigo

Emagrecimento

Festas de final de ano resultam, muitas vezes, em aumento de peso. Mas condições certas podem levar ao emagrecimento até mesmo nesse período

Nutrição

Saiba as vantagens do alimento e por que colocá-lo não apenas nas festas de fim de ano, mas em sua dieta

Emagrecimento

De forma saudável e equilibrada, ainda dá tempo de perder alguns quilos até o fim do ano