Por mais que a corrida seja uma atividade simples, assim como todos exercícios físicos, é necessário atenção e cuidado para que não existam contusões. Seja entre amadores, iniciantes ou profissionais, desgastes ósseos, musculares e tendinites são muito comuns. Dessa forma, para evitar as lesões mais comuns durante a corrida, algumas medidas devem ser adotadas.
Conheça alguns dos problemas mais comuns entre os corredores e saiba como se prevenir:
Tendinite
Trata-se de uma inflamação no tendão, muitas vezes, relacionada à sobrecarga de treinos ou à falta de alongamento adequado, etapa essencial para os corredores. Além disso, movimentos repetitivos praticados de forma equivocada também podem causar a tendinite. A recomendação, caso exista a lesão, é aplicar gelo, alongar a região com mais cuidado e nunca treinar com dor. Também é possível fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios de uso tópico. Se o problema persistir por muitos dias, deve-se procurar um médico.
Distensões musculares
As distensões são o rompimento de grande quantidade de fibras musculares e vasos sanguíneos, ocasionando dores e hematomas. Muitas vezes, as causas são relacionadas a movimentos que exigem muita força ou são feitos de forma brusca, sem que músculos, ossos, ligamentos e tendões estejam preparados. O tratamento pode ser feito com gelo, mas o auxílio médico para avaliação da gravidade é essencial. A dica é sempre aumentar a intensidade dos treinos de forma gradual para evitar distensões.
Fratura por estresse
Mais recorrente em membros inferiores, especialmente tíbia e fêmur, atinge especialmente atletas profissionais. As fraturas por estresse acontecem por causa de microfraturas na massa óssea, conforme os impactos dos treinos acontecem. Em longo prazo, esses pequenos desgastes podem levar a uma fratura. Assim, para evitá-las, recomenda-se intercalar os treinos de corrida com fortalecimento muscular. Isso porque músculos mais fortes tendem a absorver e proteger os ossos de impactos frequentes. Vale ressaltar que o corpo dá sinais de cansaço e dor que não devem ser ignorados: sempre tenha um período de relaxamento, durma bem e não corra todos os dias.
Canelite
A inflamação atinge o principal osso da canela, a tíbia, e costuma ser ocasionada por treinos muito rígidos, movimentos errados durante a corrida, fatores genéticos e até mesmo tênis inadequado para a prática. Sendo assim, fortalecimento muscular dos membros inferiores, utilização de tênis adequados e aumentar os treinos de forma progressiva são atitudes simples para impedir o desenvolvimento da canelite.
LEIA TAMBÉM
- Quando usar gelo ou compressa quente em lesões?
- Treinamentos intervalados: erros mais comuns cometidos por corredores
- Como deve ser a preparação para participar de uma corrida? Confira dicas
Texto: Érika Alfaro | Consultoria: Assessoria Calminex