Saiba como substituir glúten e lactose na dieta e ter uma vida mais saudável

Aprenda a fazer as devidas substituições de farinhas e leites nas receitas e ainda a preparar uma deliciosa Quiche de Palmito

sem glúten e lactose
Foto: Shutterstock

Sem glúten e lactose vem sendo uma escolha para muitos que seguem uma dieta que exclui os alimentos que os contêm. Seja por intolerância alimentar, pelo objetivo de perder peso ou para buscar uma alimentação mais saudável, muita gente tem investido em um cardápio sem os nutrientes.

Pesquisas e estudos recentes mostram que o glúten, nutriente encontrado no centeio, cevada, aveia e trigo, é difícil de ser digerido e pode estimular a produção de gordura. Alimentos como pães, massas e bolos podem dar uma falsa sensação de saciedade e ainda privar o organismo de absorver outros nutrientes. A lactose, açúcar presente no leite e seus derivados, também pode criar uma camada de gordura e até mesmo reter líquidos.

Mas antes de ficar sem glúten e lactose, é essencial buscar mais informações e o acompanhamento de um profissional, já que a ausência de muitos nutrientes presentes em alimentos que os contêm, se não repostos, podem prejudicar a saúde. Segundo a nutricionista Fabiana Honda, todas as necessidades do organismo podem ser alcançadas com as substituições adequadas. Deve-se dar especial atenção aos lacticínios, principais fontes de cálcio e que mantêm a saúde dos ossos, e às fibras, presentes em cereais.

Vegetais folhosos, frutas e cereais integrais que não possuem glúten (como arroz e quinoa) devem estar presentes em dobro na alimentação de sem glúten e a lactose. “Se a pessoa não tiver sensibilidade à proteína animal, ela pode continuar consumindo os laticínios sem lactose, como queijos e iogurtes, ou consumir o cálcio presente em vegetais escuros como couve, brócolis, rúcula e agrião.”, explica Fabiana.

Confira dicas de como usar produtos sem glúten e lactose nas receitas:

Agora que você já sabe como substituir glúten e lactose nas receitas, que tal aprender a fazer uma Quiche de palmito com massa de batata doce e linhaça (sem glúten e lactose), ensinada pela Gabi do Namu Cursos Online? Confira a seguir!

Quiche de palmito com massa de batata doce e linhaça (sem glúten e lactose):

Foto: Divulgação

Ingredientes – Massa:

·         1 xícara de farinha de arroz.

·         1 xícara de linhaça.

·         1 colher de sopa de polvilho doce.

·         1 colher de chá de goma xantana.

·         1 colher de chá de sal.

·         10 gramas de fermento biológico seco.

·         1 batata doce média, cozida e amassada.

·         1 xícara de água morna.

·         3 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo – Massa:

Misture os secos. Acrescente a batata e o azeite. Por último, acrescente a água, aos poucos e mexendo bem. Unte uma forma removível e transfira a massa. Ela fica fácil de espalhar, com uma colher ou garfo. Depois é só acrescentar orecheio de preferência.

Ingredientes – Recheio:

·         2 vidros de palmito em conserva.

·         1/4 xícara de azeitonas picadas.

·         1 cebola grande picada.

·         2 dentes de alho picados. (opcional)

·         2 colheres de sopa de óleo vegetal.

·         1 colher de sopa de fécula de mandioca, amido de milho ou araruta. (opcional)

·         2 colheres de chá de orégano.

·         Tomates cereja ou uva a gosto.

Modo de preparo – recheio:

Em uma frigideira ou panela grande, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida. Acrescente os dentes de alho e deixe refogar por cerca de um minuto. Adicione o palmito picado, o orégano e as azeitonas, misture tudo. Dilua a fécula de mandioca com duas colheres de sopa de água.

Em seguida, adicione na cobertura mexendo sem parar até a mistura ficar cremosa. Desligue o fogo e transfira a cobertura para a torta. Espalhe sobre a massa e finalize colocando os tomates, cortados ao meio, por cima. Leve ao forno por cerca de 20 minutos a 200°C ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem.

 

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você