Treinos

Tênis para musculação: como escolher o modelo ideal

São várias opções disponíveis que confundem os amantes dos ferros

Musculação - Shutterstock

Não basta fazer o treino de qualquer jeito quando se trata do objetivo de hipertrofia. Portanto, todo detalhe precisa ser atendido para literalmente haver uma boa performance. Quem não se atenta aos cuidados “paga caro” por esse desleixo.  Nesse sentido, há a dúvida: existe tênis adequado para musculação?

Respostas

“É importante você ter estabilidade durante a prática da musculação para conseguir ter mais força na hora de executar o movimento. Por isso, o ideal é um tênis que promova mais estabilidade, ou seja, um plano chato. O uso de um tênis não adequado na prática esportiva pode promover lesões no pé, tornozelo, calcanhar e quadril, pois não promove a estabilidade necessária na hora da musculação ou da prática de outro esporte”, disse o ortopedista do Hospital Santa Catarina, Paulista, Dr. Rômulo Brasil em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Questionado logo na sequência se o estilo do tênis varia de acordo com o treino, Rômulo alega que o calçado vai de acordo com que o esporte exige do praticante. E, também, respondeu se o tênis All-Star, que é usado por muitas pessoas no treino de perna, traz algum risco.

Auxílios para musculação e esporte seguro

“O tênis depende do esporte. Em caso de corrida, é importante você usar um com um bom amortecedor para estabilizar o tornozelo e o pé. Em atividades que envolvem saltos, o ideal é um de cano alto, que diminui o impacto no tornozelo do atleta. O importante é o sapato ter bastante estabilidade e evitar ao máximo lesões”, orienta o médico.

Esse ortopedista trouxe outros detalhes de que na hora de comprar o tênis para hora da musculação vale a pena adquirir o que lhe proporciona estabilidade para esse exercício. Se o praticante divide o seu tempo com as corridas, o correto é que o atleta cumpra com as suas atividades com tênis com maior amortecimento.

O exercício “clássico” para quem faz musculação é o levantamento de peso, que permitiu outra dúvida do calçado para esse momento. “Independente do peso, a pessoa sempre tem que utilizar o tênis que promova a estabilidade já que ela é fundamental para auxiliar no aumento de peso. Calçados que não prezam pela estabilidade e que possam lesionar o atleta”, justifica.

Dados

A Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico) fez levantamento com Ministério da Saúde no segundo semestre de 2017 e acusou que a parcela dos brasileiros praticantes de exercícios físicos aumentou em 24%.

O experimento apontou que a caminhada aparece em primeiro lugar como exercício físico comum e praticado por 33,6%. Além disso, a musculação vem logo depois com 17,7%, o futebol surge com 11,7% e as artes marciais com 2,3%.

Já o estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou no primeiro semestre de 2020 que a caminhada, futebol e musculação são os preferidos dos brasileiros. Essa afirmação foi feita após a análise de dados epidemiológicos de 60.202 sujeitos acima de 18 anos de idade.

Quem é ele?

Além do seu ofício no Hospital Santa Catarina, Rômulo pertence a SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo). AAOS (Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos) e SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Inclusive, foi premiado pela própria SBOT por ter concluído nova técnica cirúrgica para luxação acromioclavicular.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile