Connect with us

O que você está procurando?

Definir músculos

Aquecimento previne dores e lesões; veja como fazer corretamente

Ir direto para os exercícios de alta intensidade, sem preparar o corpo, pode ser perigoso

Aquecimento
Aquecimento - Shutterstock

Quem é engajado com a sua rotina de treinos de musculação está sempre em busca do algo mais em prol da sua performance. Paralelamente, surgem muitas dúvidas tanto no período pré-treino quanto no pós-treino. Nesse sentido, saiba logo na sequência como que se deve fazer o aquecimento corretamente.

Respostas para o seu aquecimento ideal

“O primeiro ponto que nós temos que entender é que o aquecimento requer um grau de intensidade. Se for leve demais, não vai fazer diferença nenhuma. No aquecimento, você deve sentir um estímulo mediano, ou seja, abaixo do treinamento e acima da inércia que você está!”, argumenta o treinador Leandro Twin.

Outra questão que Leandro esclarece é que não deve haver comparação, ou seja, trabalhada de acordo com o caso de cada um. O profissional detalhou também que precisa acontecer a dedicação para os músculos.

“O segundo ponto: o aquecimento precisa ser de forma específica. Deve bombear sangue para os músculos que serão trabalhados e aumentar a lubrificação articular das articulações que serão trabalhadas”, complementa.

Acréscimos

É o tipo de situação recorrente nas academias. Há uma estimativa de que dois terços das lesões são originadas pela falta de trabalho. Vale lembrar que tornou-se comum na academia pessoas, que giram os braços ou utilizam halteres de 1kg com movimentos repetitivos descoordenados. São ações que não levam o aquecimento para lugar nenhum.

“Portanto, o melhor exercício é sempre o primeiro de cada grupamento muscular. Se o primeiro exercício do dia for o agachamento livre, eu vou usar ele para o aquecimento. Porém, não vou usar toda a carga que conseguiria, vou utilizar aproximadamente 50%. Isso parece uma carga alta para um aquecimento, mas é o que precisamos. Algo que gere algum desconforto”, esclarece Twin.

Consiste em nada mais nada menos do que três séries de aquecimento. Por exemplo: quem agacha com 50kg de cada lado vai fazer o aquecimento com 25kg de 15 a 20 movimentos, com um minuto de intervalo entre essas séries.

“Fazendo esse tipo de aquecimento você vai sentir um pump (aumento de fluxo sanguíneo) e você pode até se sentir um pouquinho cansado, mas é exatamente isso que queremos. Depois para ir para o nosso primeiro exercício de fato com a carga máxima, você pode esperar até 3 minutos para poder recuperar bem. Assim você estará devidamente aquecido”, finaliza Leandro Twin.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação